3 ferramentas do yoga para combater o estresse

O yoga é uma utensílio poderosa e integrada para combater o estresse (Imagem: Zdenka Darula | Shutterstock)

3 ferramentas do yoga para combater o estresse

O estresse é uma resposta do organização a qualquer demanda ou pressão percebida uma vez que ameaçadora ou desafiadora, desencadeada por diversos fatores, uma vez que situações no trabalho, problemas pessoais, preocupações financeiras, entre outros. Quando enfrentamos uma situação estressante, o corpo libera hormônios uma vez que o cortisol e a adrenalina, desencadeando reações físicas e emocionais.

No entanto, o estresse crônico e persistente pode ser altamente prejudicial para a saúde. Isso porque pode afetar negativamente o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças infecciosas e inflamatórias. Ou por outra, pode contribuir para o desenvolvimento de condições crônicas, uma vez que hipertensão arterial, doenças cardíacas, distúrbios gastrointestinais e distúrbios mentais, uma vez que impaciência e depressão.

Diante desse repto, além das abordagens médicas convencionais, o yoga emerge uma vez que uma utensílio poderosa e completa para combater o estresse. “O yoga é uma prática complementar necessário para o tratamento do estresse, justamente por integrar posturas físicas, técnicas respiratórias, reflexão e hábitos saudáveis. Essa abordagem ampla traz uma resposta completa ao problema ao promover estabilidade mental, emocional e físico”, explica o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut.

Aquém, confira uma vez que o yoga pode ajudar a combater o estresse!

1. Posturas físicas do yoga contra o estresse

De tratado com Ravi Kaiut, as asanas, posturas físicas do
yoga

, uma de suas técnicas mais famosas, ajudam a combater os sinais físicos do estresse. “As posturas físicas do yoga geram um relaxamento muscular, reduzem a tensão corporal e aumentam a consciência corporal, o que permite combater os sinais físicos do estresse. Ou por outra, ao praticar as posturas, o corpo libera endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, e diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, afirma o perito.

2. Respiração é importante no yoga

A respiração é um dos principais fatores envolvidos no estresse, desencadeando outros sintomas perigosos. Por isso, saber controlar muito a respiração e usar as técnicas milenares do yoga, conhecidas uma vez que pranayama, ajuda a modular melhor o estresse no dia a dia, afirma Ravi Kaiut.

“As técnicas respiratórias do yoga ajudam a acalmar o sistema nervoso, a reduzir a impaciência, a aumentar a oxigenação do corpo, a diminuir os batimentos cardíacos e a induzir a um estado de
relaxamento profundo

, que ajuda a controlar o estresse, principalmente em situações de pico de estresse”, diz o professor de yoga e naturopata.

3. Reflexão
para mourejar com o estresse

Além dos impactos e causas físicas do estresse, a mente também tem um papel importante. Isso porque é na forma que lidamos, entendemos e relacionamos situações na nossa mente que nasce o estresse uma vez que uma resposta, muitas vezes desproporcional à situação. Por isso, é importante recorrer à reflexão para melhorar a forma uma vez que a mente lida com o estresse, revela Ravi Kaiut.

“As técnicas meditativas no yoga ajudam a fortalecer a mente para mourejar com o estresse ao permitir identificar seus gatilhos e a controlar suas reações. Promove autoconhecimento, autocontrole e
lucidez emocional

, fundamentais para modular a resposta a situações estressantes e minimizar os impactos disso na sua saúde física e mental”, afirma o professor.

Por Adriana Quintairos

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios