Como Ramón Díaz pode escalar o Vasco sem Payet
Com a lesão de Dimitri Payet, Ramón Díaz ganhou um problemão para escalar o Vasco. O craque galicismo é o principal articulador de jogadas do Cruz-Maltino e não tem substituto no elenco.
Com isso em mente, o técnico prateado terá dor de cabeça para montar a equipe que estreia em nove dias no Brasileirão, contra o Grêmio, em São Januário. Visto que Payet, considerado um dos pilares do time, atuou em 11 das 15 partidas do Vasco na temporada (73,3%).
A mais emblemática das ausências do jogador foi contra o Marcílio Dias, na estreia do Vasco na Despensa do Brasil. O camisa 10 pegou um quadro viral e, de última hora, ficou ausente do jogo, um dos mais importantes do time em 2024.
Primeira opção
O primeiro exemplo de uma vez que o Vasco pode jogar sem seu principal craque vem do citado jogo contra os catarinenses. Na ocasião, Ramón Díaz optou por um time no 5-2-3, com dois pontas e Vegetti no comando de ataque. Adson e Rossi, portanto, eram os jogadores que municiavam o camisa 99.
Segunda opção
Outro jeito que o Vasco pode jogar sem Payet seria antecipar qualquer dos jogadores que jogam no meio do campo. Galdames, por exemplo, tem mais vigor ofensivo do que defensivo, o que poderia ser explorado com o chileno atuando mais próximo aos atacantes.
Nesse cenário, sobraria espaço para um outro volante entrar no time, uma vez que Sforza, Mateus Roble ou Praxedes. Um deles poderia atuar ao lado de Zé Gabriel e liberar Galdames para ter menos funções defensivas, tal qual Payet.
Terceira opção
Uma terceira opção poderia incluir a ingressão de Clayton no time titular, com o recém-contratado atuando ao lado de Vegetti. Ambos são jogadores de características parecidas e podem servir para travar os zagueiros adversários e conceder mais espaços entre linhas para os homens de frente do time de Ramón Díaz.
Neste caso em privativo, Adson poderia ser o substituto de Payet, desde que o camisa 28 não se atenha à permanecer próximo às linhas laterais, flutuando pelo setor médio da intermediária adversária e sendo o principal articulador do time.
LEIA MAIS
: Núcleo de Memória do Vasco lança montão do dedo on-line
Dos quatro jogos em que Payet não atuou, dois foram por conta da pré-temporada, que acabou pegando as primeiras rodadas do Carioca. Na ocasião, o time de São Januário teve William Batista uma vez que treinador e contou com time suplente/sub-20.
O camisa 10 também não esteve presente na partida contra Audax, já que cumpria suspensão. Neste jogo, porém, Ramón Díaz aproveitou para mesclar o time, o que impede de ter uma visão mais certeira sobre uma vez que o treinador escalaria a equipe sem o galicismo.
A outra exiguidade do craque foi no citado duelo vs Marcílio Dias, pela Despensa do Brasil.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
.