Atlético-MG e Botafogo decidem a Libertadores após 53 anos de rivalidade histórica
Depois de 53 anos, Atlético-MG e Botafogo se reencontram para determinar um título importante. Os alvinegros farão a final da Despensa Libertadores da América. A grande decisão está marcada para o dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Nesta quarta-feira, o Botafogo garantiu sua vaga depois vencer o Peñarol no placar confederado. Mesmo com a guião por 3 a 1 no jogo de volta, no Uruguai, o time carioca havia goleado por 5 a 0 no Rio de Janeiro e assegurou a classificação.
O Atlético-MG, por sua vez, eliminou o River Plate na terça-feira. Posteriormente vencer por 3 a 0 em Belo Horizonte, o Galo segurou um empate sem gols em Buenos Aires, confirmando sua passagem para a finalíssima.
Essa decisão marca uma reedição histórica da final do Campeonato Brasiliano de 1971. Naquele ano, Atlético e Botafogo participaram de um triangular com o São Paulo para definir o vencedor vernáculo, com o Galo saindo vitorioso.
O título foi sacramentado em um confronto direto entre as duas equipes, com o gol histórico de Dario no Maracanã, que selou a vitória e deu ao Atlético seu primeiro título brasílico.
Desde portanto, as equipes não voltaram a se encontrar em uma final de campeonato vernáculo ou internacional. Essa será a primeira vez que se enfrentam em uma decisão de Libertadores.
Em confrontos de mata-mata, Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram em nove ocasiões, com o Botafogo levando a melhor em sete. No entanto, o Galo venceu os duelos de 1994 e 2019, na Despensa Conmebol e na Sul-Americana.