Notícias

Internet redefine o cenário do consumo de notícias no Brasil

FreePik

Internet redefine o cenário do consumo de notícias no Brasil

Numa mudança dinâmica, o cenário do consumo de notícias no Brasil está evoluindo rapidamente, impulsionado pelo extenso chegada à internet e pelas mudanças nos hábitos de consumo de informação da população. Cada vez mais, os brasileiros buscam se manter informados por meio de canais digitais, com destaque para portais de notícias e plataformas de mídia social.

“79% dos brasileiros agora recorrem a fontes online para notícias, superando a televisão pela primeira vez porquê o principal meio de chegada às notícias”, revela Fabricio Vieira, CEO da Lenium, citando uma pesquisa do Datafolha de 2023.

Com 79% dos brasileiros confiando em fontes online para notícias, a internet tornou-se o sorte principal para informações, marcando uma mudança significativa nos padrões de consumo de mídia. A facilidade de geração de sites aliada à demanda por informações locais impulsionou o desenvolvimento dos portais de notícias regionais, atendendo às necessidades específicas de cada comunidade.

O mercado de portais de notícias está passando por uma transformação com o surgimento de modelos de negócios inovadores, porquê assinaturas, teor patrocinado e publicidade direcionada, visando prometer a sustentabilidade financeira dos veículos de informação. Passando mais de 9 horas por dia online, o brasiliano médio dedica 3 horas e 23 minutos ao consumo de teor online, com 42 minutos dedicados ao consumo de notícias.

Fabricio, CEO da Lenium, ressalta ainda que os temas de notícias locais e regionais representam 37% do totalidade de consumo de notícias. “Hoje os portais regionais têm uma valia gigantesca, principalmente em fornecer informações personalizadas e relevantes para as comunidades”, pontua.

As notícias são acessadas por meio de várias plataformas, incluindo sites de notícias (76%), mídias sociais (76%) e aplicativos de mensagens (61%), destacando a urgência de os portais de notícias adotarem uma estratégia multicanal para depreender seu público.

Discernir entre notícias reais e falsas continua sendo um repto significativo para os consumidores brasileiros de notícias online, com somente 42% expressando crédito nas notícias que consomem. Isso enfatiza a urgência de portais regionais comprometidos com a precisão e qualidade do jornalismo.

Startups brasileiras

A startup brasileira, Lenium surge porquê uma solução inovadora para os desafios enfrentados pelo mercado de portais de notícias regionais no Brasil. A plataforma oferece uma solução abrangente para a geração, gerenciamento e monetização de portais de notícias, adaptada à verdade do público brasiliano.

A Lenium oferece uma ampla variedade de temas de portais prontos e personalizados, adaptados à cultura e identidade visual do público regional. Segundo Fabrício, a plataforma é intuitiva e atingível, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem experiência técnica, crie e gerencie seu portal de notícias.

A Lenium fornece ferramentas completas para gerenciamento de teor, edição de textos, publicação de notícias, integração com mídias sociais e estudo de dados, tudo projetado para atender às necessidades dos portais regionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios