SAÚDE

Prazo para adequar rótulos dos alimentos acaba hoje; veja o que muda

Quem nunca ficou irritado ao chegar no mercado e encontrar produtos mais caros, porém com embalagens menores? Pois saiba que essa é uma prática mais geral do que se imagina. Confira no Flipar!

Anvisa estabeleceu uma série de novas normas para os produtos alimentícios

O prazo para empresas alimentícias incluírem alertas nos rótulos de produtos processados terminou nesta segunda-feira (22). Por lei da Anvisa (Filial Vernáculo de Vigilância Sanitária)
, a partir de agora, todos os provisões precisam ser vendidos com informações sobre cumeeira texto de gordura saturada, sódio e açúcar adicionado. 

A mudança, é verdade, já estava sendo adotada por diversas empresas desde o dia 9 de outubro de 2023. Entretanto, a Anvisa ampilou o prazo para as empresas se adequarem. O estoque produzido antes da norma entrar em vigor pode ser comercializado até outubro deste ano sem o aviso.

O Instituto Brasílio de Resguardo do Consumidor (Idec)
, em fevereiro de 2024, chegou a entrar com uma ação social pública contra a decisão da Anvisa de dar mais tempo para as empresas se adaptarem. 

A medida imposta pela Anvisa tem uma vez que principal objetivo reduzir a quantidade de doenças provocadas por essas substâncias. No Brasil, é cumeeira o número de diagnosticados com diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e obesidade.

As mudanças

A Anvisa determinou uma série de mudanças a serem adotadas pelas empresas alimentícias. Uma delas é a tábua de informação nutricional em cor branca com letras pretas, que visa ressaltar o valor nutricional para os consumidores.

Na tábua, também será obrigatória a enunciação de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para facilitar a conferência de produtos.

Mais do que isso, a tábua deverá está pr´pxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, com o número de porções indicados. 

Por termo, a Anvisa obrigou as empresas a colocar uma mensagem, na segmento superior da embalagem, a indicação que os produtos possuem cumeeira texto de açúcar, gordura saturada e sódio que, em excesso, podem fazer mal à saúde.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia?  Clique cá e faça segmento do nosso meato no WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios