Notícias

Reconhecimento do Estado Palestino é vetado pelos EUA na ONU

CHARLY TRIBALLEAU

Visão universal do Recomendação de Segurança da ONU na sede da organização em Novidade York

Nesta quinta-feira (18), os Estados Unidos exerceram seu poder de veto no Recomendação de Segurança da ONU, bloqueando o pedido de reconhecimento do Estado Palestino porquê membro pleno da organização. A decisão norte-americana contrariou os esforços da Poder Palestina.

O pedido de reconhecimento porquê membro pleno foi apresentado pela Poder Palestina, que buscava depreender uma posição solene na ONU.

No entanto, os Estados Unidos argumentaram que a geração de um Estado Palestino independente deve ser resultado de negociações diretas e diálogos entre a Poder Palestina e Israel, rejeitando a possibilidade de que esse reconhecimento fosse obtido através de uma votação na ONU.

A votação ocorreu no Recomendação de Segurança, onde eram necessários pelo menos 9 votos favoráveis dos 15 membros do Recomendação para a aprovação do projeto.

No entanto, os Estados Unidos possuem poder de veto nesse órgão, e a votação foi bloqueada por sua decisão. O Reino Unificado e a Suíça se abstiveram da votação.

Os palestinos têm buscado a adesão plena na ONU desde 2012, quando foram reconhecidos porquê um “estado observador”. O libido de se tornar um membro pleno visa possibilitar a participação em reuniões e ter voz nas decisões da organização.

A decisão dos Estados Unidos está alinhada aos interesses de Israel, que vê o reconhecimento de um Estado Palestino porquê uma recompensa ao que consideram atos de terrorismo. O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, expressou gratidão pelos EUA em seguida o veto.

Por outro lado, o representante palestino, Ziad Abu Amr, lamentou a decisão dos Estados Unidos. Ele destacou que a solução rejeitada teria oferecido ao povo palestino a oportunidade de buscar um estado independente através de meios diplomáticos e legais.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique cá e faça secção do nosso via no WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios