Futebol

Vela oceânica muda regras para categoria ‘popular’

Foto: On Board

Vela oceânica muda regras para categoria ‘popular’

A ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano anunciou medidas destinadas a regularizar a classe anteriormente chamada de Ponta de Proa, agora batizada de BRA-RGS Cruiser. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a justiça nas competições de oceano pelo país.

O Ubatuba Sailing Festival, evento realizado no feriado de Páscoa, já testou a mudança da BDP para a Cruiser. A categoria também está listada no Aviso de Regata da Semana Internacional de Vela, marcada para o período de 20 a 27 de julho.

De concórdia com a nota técnica publicada pelo comodoro Bayard Neto, exclusivamente barcos de cruzeiro passíveis de mensuração na classe BRA-RGS serão admitidos na RGS Cruiser. Antes, a Ponta de Proa não tinha mensuração do veleiro, o que não garantia justiça nas competições. 

Outrossim, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos 3 anos em qualquer regra de classificação, uma vez que ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.

”Na vela de oceano, nós temos barcos de tamanhos e velas muito diferentes. Para que a competição pudesse permanecer justa, foram criadas as regras de rating, que é um coeficiente calculado com base numa equação matemática de mensuração de cada um dos barcos”. 

”Na antiga Ponta de Proa, que não tinha nenhum rating, um paquete pequeno nunca teria condições de competir com um paquete grande com justiça”, explicou Bayard Neto.

”O velejador que não quer se preocupar com mensuração, pode agora participar da RGS Cruiser. Nesta regra será atribuído um rating de um paquete gêmeo ao dele. A classe sempre conta com regatas com muitos barcos e com muita justiça”.

A classe é conhecida por ter regatas mais divertidas e custos mais amenos, pois é usada por velejadores que buscam se divertir em disputas com a família e até viver a bordo de sua embarcação. Por mais que as embarcações sejam mais de lazer, a competição continua com o foco na esportividade e cimalha desempenhos nas raias. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios