SAÚDE

Vacinação contra gripe tem Dia D em 15 estados neste sábado

Guilherme Silva / Semsa

Vacinação no Brasil

A vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado (13). A campanha teve início em março com a meta de vacinar 75 milhões de pessoas. 

A vacina em 2024 é destinada a proteger contra a  Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. 

Conforme levantamento da Sucursal Brasil, o Dia D ocorrerá no Província Federalista e em 15 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Setentrião, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí. 

De congraçamento com o Ministério da Saúde, os locais e horários de emprego da vacina devem ser consultados nos sites e redes sociais das secretarias estaduais de saúde. 

No primeiro semestre, o imunizante será aplicado nas regiões Nordeste, Núcleo-Oeste, Sudeste e Sul. Na Região Setentrião, campanha será realizada no segundo semestre.

Público-alvo

Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. 

Quem faz secção dos grupos prioritários deve se vacinar, mesmo se tiver tomado a ração contra a gripe no ano pretérito. A vacinação é anual. 

As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez terão de tomar uma segunda ração no pausa de 30 dias. 

Província Federalista

Mais de 90 pontos de imunização vão funcionar em todo o Província Federalista para o Dia D de Vacinação contra a gripe. Além da ração contra a influenza, imunizantes contra a dengue
, a covid-19 e outras doenças também estarão disponíveis, conforme calendário vacinal e grupos prioritários previstos.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Província Federalista destacou que a proposta é aproveitar o momento de mobilização vernáculo para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais. A lista completa com os locais de vacinação, horários e os imunizantes disponíveis está no site da pasta.

Ainda de congraçamento com a secretaria, haverá ações em escolas, unidades básicas de saúde (UBS) e condomínios, com atendimento, inclusive, na modalidade drive-thru. Dois veículos popularmente conhecidos uma vez que carros da vacina também vão percorrer as ruas do Gama e do Sol Nascente.

Em cada lugar, segundo a secretaria, uma equipe estará preparada para indicar quais imunizantes poderão ser aplicados. Basta apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Crianças poderão tomar doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio e febre amarela, dentre outras. Meninos e meninas de 9 a 14 anos também podem receber a vacina contra o HPV, que agora é feita em esquema de ração única. Para adolescentes e adultos, serão disponibilizadas doses contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral).

Também haverá esquemas de vacinação específicos para bebês e idosos. O único imunizante que não estará disponível nos locais de vacinação neste sábado, de congraçamento com a secretaria, será a BCG.

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos também podem ser imunizadas contra a dengue neste sábado. Dados da secretaria de saúde mostram que, desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, o Província Federalista distribuiu 52.280 doses contra a doença.

Se a muchacho ou jovem tiver sido diagnosticado com dengue recentemente, é preciso esperar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia?  Clique cá e faça secção do nosso via no WhatsApp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios