Monteiro perde batalha épica e Brasil cai para a Itália na Copa Davis
O Brasil estreou com guião nas finais da Despensa Davis pelo Grupo A. Jogando em Bolonha no piso duro e resguardado, a equipe perdeu por 2 a 0 para os donos da moradia e atuais campeões desfalcados de Lorenzo Musetti e Jannik Sinner.
Em seguida a guião por 6/1 7/6 (7/5) de João Fonseca para Matteo Berrettini, ex-top 5 e atual 43º, em sua estreia na maior competição de países do esporte, Thiago Monteiro , 76º e número 1 do Brasil, lutou muito, foi buscar um segundo set perdido diante do número 1 italiano no confronto, Matteo Arnaldi, 33º, mas caiu nos detalhes por 2 sets a 1 com parciais de 7/5 6/7 (7/4) 7/6 (7/5) depois 3h39min de duração.
O Brasil ainda luta por um importate ponto na dupla que pode ser decisivo na tempo de grupos que classifica os dois melhores países para a eliminatória final de novembro, em Málaga, na Espanha. Rafael Matos e Marcelo Melo enfrentam Simone Bolelli e Andrea Vavassori.
A equipe vernáculo terá que vencer confrontos diante da Holanda, nesta quinta-feira a partir das 10h, e da Bélgica no sábado, no mesmo horário.
O jogo
O duelo começou bastante equilibrado com saques confirmados e sem chances para as devoluções. Monteiro sacou em 5/6 pressionado, salvou um set-point com winner de forehand, mas a seguir deu dupla-falta e um erro palhaço no forehand perdendo a parcial com quebra.
Na segunda parcial, Thiago teve uma oportunidade, mas não aproveitou e Arnaldi conseguiu aproveitar a chance com belo backhand. Ele abriu 5 a 2 e sacou para a vitória em 5 a 3, mas cometeu erros, permitiu o empate. Em seguida games lutados, Monteiro levou ao tie-break, abriu 6 a 1 e na quarta chance fechou a parcial por 7/6 (7/4).
No terceiro set os saques prevaleceram, mas com games longos e chances para os dois lados. Monteiro teve uma confirmnação super importante no sétimo game salvando vários break-points. Ele viboru bastante. Depois esteve duas vezes a dois pontos da vitória no 5 a 4 e 6 a 5, mas Arnaldi foi mais eficiente. No tie-break, o forehand do brasiliano falhou no primícias, Arnaldi abriu 3 a 0, Monteiro foi buscar com 4 a 4, mas cometeu mais erros no forehand e ficou 6 a 4 inferior. Ele fez milagre no primeiro match-point, mas no segundo em seu saque sucumbiu.