
Semifinalista nas últimas três edições, Corinthians deve ficar fora da Copa do Brasil de 2025
Semifinalista nas últimas três edições, Corinthians deve permanecer fora da Despensa do Brasil de 2025
Em seguida a eliminação do Corinthians na Despensa Sul-Americana para o Racing, na última quinta-feira (31), o Timão praticamente sacramentou que não irá disputar a Despensa do Brasil em 2025.
Esta deve ser a oitava vez que o Corinthians não aparece na disputa da competição pátrio. As outras oportunidades foram em 1990, 1993, 2003, 2006, 2010, 2011 e 2012.
Em dezembro de 2022, a CBF definiu que os critérios para a classificação da Despensa do Brasil a partir do ano de 2024, seriam através dos torneios estaduais, no caso do Corinthians, o Campeonato Paulista.
Com isso, o Timão precisava terminar o estadual no mínimo entre os quatro melhores, ou portanto possuir a melhor campanha daqueles eliminados ainda na tempo de quartas de final. Porém, na atual temporada, o Timão foi eliminado ainda na primeira tempo.
Outras alternativas seriam por meio da Despensa do Brasil ou da Despensa Sul-Americana, que dão vaga para os vencedores tanto para a Libertadores do ano seguinte, uma vez que também para a Despensa do Brasil.
O Timão tem uma remota chance de disputar a competição pátrio em 2025, se conseguir se qualificar para a Libertadores por meio do Brasileirão. Atualmente, o Timão é o 15º disposto com 16 pontos detrás do São Paulo, que é o sexto. Caso Botafogo e Flamengo sejam campeões da Libertadores e da Despensa do Brasil, o G-6 se torna um G-8, e o Corinthians está nove pontos detrás desta posição, ocupada justamente pelo Cruzeiro, que pode ocupar a Sul-Americana, e, quem sabe, transformar o G-6 em um G-9.
Os times classificados pela Federação Paulista são:
- Palmeiras (vencedor)
- Santos (vice-campeão)
- Red Bull Bragantino (3º disposto)
- Novorizontino (4º disposto)
- São Paulo (5º disposto)
- Votuporanguense (vice-campeão da Despensa Paulista) — o vencedor Monte Azul optou pela vaga na Série D
Se o Santos ou Novorizontino conquistarem o título da Série B, mais uma vaga é ensejo a um time paulista na Despensa do Brasil. No entanto, ela fica com o São Bernardo, 6º disposto. O Corinthians foi exclusivamente o décimo na classificação universal, já que foi eliminado ainda na tempo de grupos.