
Vasco busca voltar às quartas da Copa do Brasil após nove anos
Rafael Silva celebra gol pelo Vasco em cima do Flamengo Despensa do Brasil 2015
Ao entrar em campo contra o Atlético-GO, na noite desta quarta-feira (31), no Antônio Accioly, em Goiânia (GO), o Vasco dará início à tentativa de voltar a uma temporada que não alcança desde 2015 na Despensa do Brasil. Finalmente, o Cruz-Maltino quer retornar às quartas de final.
Vencedor em 2011, o Gigante da Colina não sabe o que é figurar entre os oito melhores do torneio há nove temporadas. Foi quando a equipe, à estação treinada por Jorginho, superou a suspeição e passou pelo arquirrival Flamengo, em jogos emocionantes, no Maracanã.
LEIA MAIS
: Vegetti tenta fechar jejum pelo Vasco na Despensa do Brasil
Na ocasião, o time carioca venceu o jogo de ida por 1 a 0 uma vez que visitante e foi para a volta precisando unicamente empatar. Depois transpor detrás, o Vasco foi valente e, mesmo estando na zona de rebaixamento do Brasileirão e sob imensa suspeição, conquistou um suado empate com Rafael Silva, aos 36′ da lanço final: 1 a 1.
Nenê, principal jogador do time na ocasião, cobrou falta com maestria e colocou na cabeça do atacante, que, de peixinho, marcou um golaço. O empate deu, logo, à vaga ao time da Cruz de Súcia, que voltava às quartas depois de dois anos (em 2013, caiu para o Goiás).
Assim, o time da Colina enfrentou o São Paulo, mas o sonho durou pouco. Finalmente, os tricolores fizeram 3 a 0 no Morumbi na partida de ida, encaminhando a vaga. Na volta, empate por 1 a 1 e eliminação carioca concretizada.

Atual campanha é trunfo
Depois ser eliminado duas vezes seguidas nas fases iniciais (2022 e 2023), o Vasco voltou a figurar entre os principais times da Despensa do Brasil. Venceu na primeira temporada o Marcílio Dias-SC, fora de mansão, por 3 a 1, na estreia, em fevereiro. Posteriormente, pegou o enjoado time do Chuva Santa, passando na bacia da psique. Finalmente, o time vascaíno abriu 2 a 0 em São Januário, levou a viradela e ainda achou forças para buscar o empate nos acréscimos.
Nos pênaltis, Léo Jardim brilhou e o time alcançou a terceira temporada. Nesta profundidade, enfrentou ninguém menos que o Fortaleza. Na ida, na capital cearense, empate por 0 a 0. A volta também sobrou emoção, já que o time saiu detrás, empatou, levou o segundo, virou e sofreu o empate nos acréscimos.
Mais uma vez, com recta a muita tensão em São Januário, Léo Jardim fez sua secção, com o Vasco avançando às oitavas. E contra o Atlético-GO a decisão sairá novamente da mansão vascaína. Será que retorna às quartas de final?
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
.