
Torcedores israelenses são alvo de ataque antissemita em Amsterdã
Israel acusa ataque antissemita contra torcedores em Amsterdã
Torcedores do Maccabi Tel Aviv, de Israel, foram agredidos na Holanda, em Amsterdã, depois um jogo contra o Ajax, pela Liga Europa, que aconteceu na última quinta-feira (7/11). O ataque deixou cinco pessoas hospitalizadas e mais de 60 detidos.
A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, informou que o ataque aconteceu com fogos de artificio. Outrossim, de conformidade com o Ministério do Exterior israelense, dez torcedores foram feridos e três estão desaparecidos. O clima, mas, já era tenso muito antes da globo rolar na Holanda.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é provável ver homens com o rosto enroupado carregando bandeiras da Palestina pelas ruas da cidade. Outros mostram agressões com chutes e pontapés contra os israelenses durante a noite, logo depois o jogo. Nas imagens também mostra policiais tentando sofrear o ato de violência.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que os torcedores foram alvos “de um ataque antissemita premeditado”. Outrossim, o mesmo enviou um avião de resgate para Amsterdã para levar os israelenses de volta para morada.
O presidente israelense, Isaac Herzog, também emitiu um enviado e comparou o ataque em Amsterdã com o ataque do grupo Hamas de 7 de outubro, que desencadeou um possante retaliação na Filete de Gaza.
“Assistimos com horror às imagens e vídeos chocantes que esperávamos nunca mais rever desde 7 de outubro e que mostra um ataque antissemita contra torcedores do Maccabi Tel Aviv e cidadãos israelenses, no coração de Amsterdã”, escreveu o presidente de Israel.
Torcedores israelenses vieram em peso para Amsterdã
De conformidade com a polícia holandesa, 62 pessoas foram detidas depois a partida e cinco estão no hospital. Aliás, manifestantes pró-Palestina foram até o Estádio Johan Cruyff, apesar da proibição de protestos no sítio. Muro de três milénio israelenses estavam em Amsterdã.
Siga nosso teor nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook .