Libertadores terá sexta final envolvendo dois clubes brasileiros
O Botafogo garantiu uma final brasileira na Libertadores 2024, nesta quarta-feira (30), em Montevidéu (Uruguai), mesmo perdendo para o Peñarol por 3 a 1. A equipe carioca ficou com a vaga graças à vitória por 5 a 0, na partida de ida.
Os botafoguenses decidem o título contra o Atlético-MG, que na terça-feira (29) assegurou sua classificação com um empate sem gols contra o River Plate, em Buenos Aires. O Galo havia vencido o duelo de ida por 3 a 0, em Belo Horizonte.
A primeira vez que o Brasil teve uma final entre dois clubes do país foi em 2005. Naquele ano, decidiram o título São Paulo e Athletico-PR. Em seguida empate no jogo de ida por 1 a 1, os são-paulinos ergueram a taça ao golear o justador por 4 a 0, na volta.
O mesmo São Paulo fez uma final brasileira no ano seguinte contra o Internacional. No jogo de ida, o Colorado gaúcho venceu por 2 a 1. Na volta, em Porto Contente, os dois times empataram por 2 a 2, resultado que garantiu o inédito título ao Internacional.
Dois times brasileiros voltaram a fazer a final do torneio sul-americano em 2020. Com final única no Maracanã, o Palmeiras foi vencedor ao vencer o rival Santos por 1 a 0. Em 2021, o Verdão fez outra decisão brasileira e bateu o Flamengo por 2 a 1, em Montevidéu.
A última disputa brasileira aconteceu em 2022. A decisão em jogo único foi em Guayaquil, no Equador, e reuniu Flamengo e Athletico-PR. O Rubro-Preto carioca ficou com a taça posteriormente vencer os paranaenses por 1 a 0.
Desde que a Libertadores passou a ter final em jogo único, unicamente em 2019 e 2023 não tivemos dois times brasileiros na decisão. Em 2019, o Flamengo foi vencedor em cima do River Plate. Em 2023, o Fluminense derrotou o Boca Juniors.
Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso via no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .