Qual o jeito certo de cozinhar batata-doce? Especialista dá dicas

Amanda Panteri

Qual o jeito visível de cozinhar batata-doce? Técnico dá dicas

A batata-doce é um daqueles ingredientes curingas ótimos para manter na geladeira . Ela é fácil de preparar e pode trazer muitos benefícios para a saúde , uma vez que regular o tripa e proteger o coração. Mas para tirar proveito de todas essas vantagens, você deve saber uma vez que cozinhar batata-doce de modo que seus nutrientes sejam preservados e, para isso, não vale apostar na versão frita, que acaba com as propriedades nutricionais do comida.

O indicado é cozinhá-lo em chuva, no forno, no vapor ou na pressão. E para saber uma vez que fazer tudo isso de forma correta, consultamos Carol Stofella , chef profissional em sustento saudável. Confira a seguir:

Uma vez que cozinhar batata-doce na chuva?

É o método mais generalidade de preparar a batata-doce, mas também é o que mais motivo perda de nutrientes . “Eles acabam se desprendendo do comida e indo para a chuva”, alerta Carol.

A dica é não usar chuva em excesso nem deixar a batata cozinhando por muito tempo (só até que o miolo fique macio). Para evitar que vitaminas e minerais vão embora, também é importante manter a casca enquanto ela cozinha dessa maneira .

Passo a passo: coloque a batata-doce inteira ou cortada ao meio, com casca, em uma panela fundíbulo. Adicione chuva unicamente até as batatas estarem cobertas. Ligeiro ao lume médio por aproximadamente 15-25 minutos (dependendo do tamanho delas). Durante esse tempo, espete a batata com um garfo. Retire-a logo que estiver macia e fácil de perfurar. Escorra a chuva, tempere e retire a casca se quiser, mas lembre-se de que fibras e minerais serão perdidos. Por isso, prefira sempre os legumes orgânicos .

Uma vez que cozinhar batata-doce no vapor?

É uma boa pedida para manter vitaminas e minerais intactos . Você vai precisar de uma panela a vapor ou de um suporte que possa ser posto sobre uma panela com chuva fervente. Também vale usar redes para fritar vitualhas em submersão sobre panelas normais.

Continua depois a publicidade

Passo a passo: coloque aproximadamente 1 litro de chuva para ferver. Higienize a batata, incisão em pedaços menores e coloque-a no recipiente sobre a panela. Deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique macia. Com um garfo, perfure o legume para saber se já está no ponto – se o talher entrar com facilidade, retire e sirva.

Uma vez que cozinhar batata-doce no forno?

Esse é o método que mais preserva os nutrientes – e é muito fácil de fazer.

Passo a passo: fatie a batata-doce em rodelas, cubinhos ou muito fininhas (no formato de chips). Pique-a imediatamente antes de levar ao forno, para que não haja perda de nutrientes. Asse por 20 minutos ou até dourar muito em forno médio (180 a 190 graus).

Uma vez que cozinhar batata-doce na panela de pressão?

Está aí uma estratégia fácil e rápida de cozinhar a batata-doce. Mais: dá para dosar muito o tempo para que ela chegue na textura desejada.

Passo a passo: o melhor é manter a casca também. Se quiser a batata-doce mais firme, deixe-a cozinhando por 8 a 12 minutos depois entrar na pressão. Para uma consistência mais de purê, calcule entre 15 e 18 minutos.

Pré-preparo

Antes de levar a batata-doce à panela ou ao forno é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é ainda na feira. “Dê preferência às batatas com casca homogênea, lisa e sem rupturas”, orienta a chef.

Continua depois a publicidade

Já em moradia, na hora de higienizar o comida, lave em chuva manante, escove muito a casca e incisão as pontas. E só!

Aí vai outra dica: deixe as batatas de molho cortadas ao meio, com a casca, por 8 horas. Pode ser da noite para o dia, se preferir. Adicione alguma acidez na chuva, uma vez que 1 colher de sopa de suco de limão ou de vinagre. Isso vai expelir os oxalatos, compostos que dificultam a sucção de nutrientes pelo corpo e que são os responsáveis por aquela cor acinzentada depois do decocção.

Há inúmeras formas de consumir a batata-doce . “Adoro comê-la cortada no formato de palito, com ervas (uma vez que alecrim, que é ótimo para a digestão e possui propriedade diuréticas), pitada de sal e fio de óleo”, conta Carol Stofella.

Mas o legume também vai superbem em pratos doces, uma vez que em biscoitos, bolos, tortas e até brigadeiros e beijinhos. Outra possibilidade é apostar na batata-doce no lugar do pão no moca da manhã , para encetar o dia com muita virilidade e carboidrato de boa qualidade.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios