SAÚDE

Dignidade Menstrual: entrega de absorventes higiênicos é iniciada em Natal

A Prefeitura do Natal inicia nesta quarta-feira (20) a entrega de absorventes íntimos para toda e qualquer pessoa que menstrue, comprove residência no Município de Natal, em situação de vulnerabilidade social ou econômica e acompanhada pelos serviços da assistência social. A ação faz segmento do Programa Ciclo Seguro, de Combate à Pobreza Menstrual, instituído no município por meio da Lei 7.250, de 25 de novembro de 2021.

A ação faz segmento dos esforços da Secretaria do Trabalho e Assistência Social- Semtas, para ampliar e fortalecer o protecção a famílias que, em qualquer momento, sofreram com questões porquê violência, perda de direitos e vulnerabilidade. As primeiras entregas serão realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme a demanda do equipamento seguindo os critérios dos benefícios eventuais.

A secretária da Semtas, Andréa Dias, ressaltou a valimento do programa. “Para muitas pessoas o esponjoso pode ser um item barato, mas para famílias em situação de vulnerabilidade é um material difícil de comprar. Tínhamos relatos de muitas pessoas que precisavam improvisar ou nem sequer utilizavam. Não é exclusivamente uma mera entrega, mas uma instrumento de promoção da saúde e da distinção humana. A entrega vai seguir a logística e o cronograma estabelecido pela nossa equipe de referência”, ressaltou.

A entrega dos absorventes higiênicos será realizada neste primeiro momento por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade. Junto com as cestas básicas, cada pessoa  irá receber 2 pacotes de esponjoso.

Pregão. Rolar para continuar lendo.

O projeto de lei que trata da distribuição gratuita de absorventes íntimos é de autoria do Executivo Municipal em 2021, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias. A iniciativa coloca  a cidade de Natal porquê referência no combate à pobreza menstrual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios