
Uefa fará homenagem a Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da Champions
Cristiano Ronaldo
PATRICIA DE MELO MOREIRA
O atacante Cristiano Ronaldo receberá “um prêmio privativo” durante sorteio da Liga dos Campeões, competição da qual o planeta português é o maior bombeiro, anunciou a Uefa nesta terça-feira (27).
Com 140 gols em 183 jogos disputados no principal torneio de clubes do futebol europeu, Cristiano tem 11 gols a mais que Lionel Messi e 46 a mais que o polonês Robert Lewandowski, o único dos três que continua disputando a Champions.
O português de 39 anos, jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita desde janeiro de 2023, venceu o torneio cinco vezes: uma com o Manchester United (2008) e quatro com o Real Madrid (2014, 2016, 2017 e 2018).
Cristiano Ronaldo receberá o prêmio das mãos do presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, “em reconhecimento ao seu notável legado na competição de maior prestígio do mundo”, destacou a entidade em enviado.
O atacante ostenta outros recordes na Champions: mais edições uma vez que bombeiro (7), mais gols em uma única temporada (17) e maior sequência de jogos marcando gols (11 consecutivos).
“Sua vantagem sustentada no mais sobranceiro nível é um testemunho de sua incansável procura pelos títulos individuais e por equipe. Ao longo de mais de duas décadas, evoluiu e aperfeiçoou continuamente seu jogo”, destacou Ceferin na nota.
O sorteio para a primeira temporada da Liga dos Campeões será realizado na próxima quinta-feira (29), em Mônaco, e vai inaugurar o novo formato da competição, que passa de 32 para 36 equipes e troca a temporada de grupos por um “minicampeonato” no qual cada clube enfrentará oito adversários diferentes.