
Flamengo tenta quebrar tabu histórico em estádio do Bolívar
Flamengo nunca venceu um jogo no estádio Hernando Siles, na Bolíva, em sua história
O jogo decisivo da noite desta quinta-feira (22) pode simbolizar não só uma viradela de chave na temporada do Flamengo, mas também o termo de um tabu histórico para o clube. Isso porque o Rubro-Preto nunca venceu o Bolívar no estádio Hernando Siles, em La Tranquilidade, e o duelo de hoje será a segunda oportunidade no ano para melhorar o retrospecto na lar do inimigo.
O Flamengo de Tite esteve no Hernando Siles em abril de 2024 para encarar o Bolívar pela temporada de grupos da Libertadores. Na ocasião, o Rubro-Preto também lidava com desfalques importante e teve muita dificuldade de driblar os efeitos da altitude de mais de 6 milénio metros. O duelo terminou 2 a 1 para os bolivianos e culminou na obrigação de uma vitória no Maracanã para proceder às oitavas de final do torneio.
Desta vez, o duelo, marcado para as 21h30, vale vaga nas quartas de final da Libertadores. O Flamengo venceu o jogo de ida no Rio por 2 a 0 e tem, portanto, a vantagem no confronto. Ou seja, pode perder por até um gol de diferença para proceder à próxima temporada e também carimba classificação em caso de empate.
Retrospecto do Flamengo
O Flamengo nem sequer empatou nenhum dos três jogos que disputou no Hernando Siles, em La Tranquilidade, em toda sua história. O Rubro-Preto, aliás, perde até em saldo de gols em retrospecto no estádio – marcou dois e sofreu seis.
A primeira partida do Flamengo no Hernando Siles ocorreu em abril de 1983, também pela Despensa Libertadores da América. Na ocasião, o Rubro-Preto, comandado por Carlinhos, acabou superado pelos bolivianos por 3 a 1. Edson marcou o único gol dos cariocas na partida.
Demorou mais de 30 anos para o Rubro-Preto retornar ao estádio em La Tranquilidade para encarar novamente o Bolívar. O reencontro aconteceu sob o comando de Jayme de Almeida, em março de 2014, na única partida que o Flamengo não balançou as redes do Hernando Siles e acabou superado pelo placar mínimo.
O terceiro – e último – confronto entre os clubes no Hernando Siles ocorreu na temporada de grupos deste ano. O Rubro-Preto, conforme mencionado, acabou superado pelo placar de 2 a 1 no jogo que marcou o primeiro gol de Matías Viña com o Véu.

Vaga nas quartas de final
O Flamengo não precisa necessariamente quebrar o tabu para proceder às quartas de final, mas seria bom se o fizesse. Até porque o Rubro-Preto precisa urgentemente se reencontrar com o caminho das vitórias e, sendo assim, um triunfo na altitude poderia traz calmaria ao mar carioca.
A missão desta quinta-feira (22) passa longe de ser fácil, visto que o Flamengo tem sete desfalques confirmados para partida. Everton Cebolinha e Viña não atuam mais nesta temporada; Arrascaeta, Pedro, Gabigol e Wesley sofrem com lesões na coxa, enquanto Allan apresenta traços falcêmicos e não atua em altitude.
Siga nosso teor nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
.