
As chances de cada time na reta final do Campeonato Brasileiro
Matemática, sorte ou conhecimento: As chances de cada time na reta final do Campeonato Brasílico
Restando oficialmente somente cinco rodadas para o término do Campeonato Brasílico, alguns times já apresentam uma potente tendência de invadir vaga em outros torneios, enquanto outros lutam para se manterem vivos pelo título ou fugindo do rebaixamento. O Brasileirão promete emoções até o término na disputa pelo título e pelas vagas internacionais, com cada ponto sendo decisivo nesta reta final.
A seguir, o Esporte News Mundo montou um quadro de uma vez que está a tábua do campeonato a cinco rodadas de finalizar, com base em cálculos feitos pelo Departamento de Matemática da UFMG, que leva em conta os pontos já conquistados e os jogos restantes.
Maior chance de ser vencedor
O Botafogo tem uma posição bastante promissora para depreender o título de vencedor do Brasileirão de 2024. O time lidera a tábua, com 68 pontos e 70,2% de chances de levar a taça para lar, com uma vantagem, mesmo que baixa, sobre os adversários mais próximos, Palmeiras e Fortaleza. São quatro pontos de diferença para o time paulista e cinco para o cearense.
Durante a temporada, o Botafogo mostrou consistência e acumulou uma ótima margem de pontos nas rodadas iniciais, o que destaca seu desempenho em confrontação ao histórico dos últimos campeões. Se mantiver o ritmo, o Botafogo pode quebrar a seca de títulos do Brasileirão, e a sequência final dos jogos será crucial para confirmar a taça.
Quando se trata de números, as chances de o Botafogo ser vencedor do Campeonato Brasílico são as maiores, entre 67% e 76,3%. Esses números refletem o domínio do time ao longo da temporada, liderando a tábua e acumulando uma vantagem considerável em relação ao Palmeiras, seu principal rival, que tem 22,6% de chances de levar o título.
Quem mais tem chance de ser vencedor
Embora o Botafogo tenha uma posição vantajosa, o time precisa continuar conquistando bons resultados nas rodadas finais para evitar qualquer reviravolta, já que o Palmeiras ainda possui uma chance real de ultrapassá-lo caso o Botafogo enfrente uma sequência de derrotas.
Palmeiras e Fortaleza têm procurado percorrer detrás dos prejuízos obtidos em alguns jogos anteirores e se aproximam cada vez mais do time alvinegro. O Palmeiras encontra-se em segundo lugar, com 64 pontos, enquanto o Fortaleza ocupa o terceiro lugar, com 63 pontos acumulados. Ambos os times ainda possuem chances de se restabelecer e ocupar o primeiro lugar da tábua, sendo o Palmeiras com 22,6% e o Fortaleza com 6% de chances.
Essa baixa na porcentagem dos dois times mais próximos do Botafogo acontecem, primeiramente, porque o “Porco”, ao longo das partidas jogadas, adquiriu um totalidade de 7 empates e 7 derrotas que o afastaram com 4 pontos de diferença entre ele e o 1º lugar da tábua. Já o Leão do Pici, mesmo apresentando uma boa performance e dinâmica entre os jogadores, demorou muito para atingir esse comportamento, o que fez com que ele tivesse tido 9 empates e 6 derrotas que afetaram sua aproximação do líder Botafogo.
Vaga na Libertadores 2025
Botafogo, Palmeiras e Fortaleza já não precisam se preocupar com a classificação para a Libertadores. De harmonia com o Instituto de Matemática da UFMG, equipes que conquistarem 63 pontos têm 100% de chance de se qualificar para o torneio
Internacional e São Paulo também já estão praticamente garantidos na Libertadores do próximo ano. Supra dos 58 pontos, a verosimilhança de se qualificar para a competição é de mais de 99%. Mesmo com uma tábua um pouco complicada, com confrontos diretos com equipes da segmento de cima da tábua, as equipes têm uma boa pontuação e não devem ter a classificação comprometida.
O Flamengo, que ocupa a 5ª colocação com 58 pontos, já tinha boas condições de se qualificar pelo Brasileirão. Porém, a equipe garantiu a classificação direta para o torneio posteriormente invadir o título da Despensa do Brasil. Caso siga na mesma posição, a equipe abrirá uma vaga extra para os times brasileiros.
Cruzeiro (32,9%) e Bahia (40,7%) têm poucas chances matemáticas de classificação. Mas com a possibilidade de preâmbulo de vaga pelo título do Flamengo, as chances aumentam. O Cruzeiro também pode se qualificar para a Libertadores se for vencedor da Despensa Sul-Americana em decisão que ocorre no próximo dia 23.
Atlético-MG (10,7%), Vasco (7,9%) e Corinthians (6,1%) também correm por fora. O Galo tem uma vez que principal foco o título da Despensa Libertadores deste ano, mas sabe que será um confronto difícil contra o Botafogo e entra com o psicológico impressionado posteriormente a itinerário na final da Despensa do Brasil. Vasco e Corinthians buscam voltar à boa período no Brasileirão e torcem para que mais vagas sejam abertas, o que aumenta suas chances de disputarem o torneio continental no próximo ano.
Quem fica para a Sul-Americana
Vasco (88,4%), Corinthians (84,1%) e Atlético-MG (81,1%) aparecem uma vez que favoritos para prometer a classificação para a Sul-Americana, já que as chances para as últimas vagas da Libertadores são muito menores. Enquanto isso, equipes uma vez que Cruzeiro (67%), Grêmio (65,9%) e Bahia (59,2%) tentam uma arranque final para prometer um lugar no torneio continental.
Já Fluminense e Vitória, com 37,7% e 36% de chances cada, além de Criciúma, com 24,7% e Juventude, com 21%, são outros que tentam se alongar do rebaixamento e se aproximar ao menos da classificação deste torneio internacional.
Risco de rebaixamento
Torcedores dos times que estão na segmento debaixo da tábua estão vivendo uma serra russa de emoção nas últimas rodadas. A situação pode mudar de harmonia com os resultados recentes, mas, atualmente, alguns times têm verosimilhança maior de rebaixamento.
Atlético-GO e Cuiabá já estão praticamente rebaixados, com chances milagrosas de escaparem. Com 99,96% de verosimilhança de desabar, o time goiano enfrenta dificuldades para permanecer na Séria A posteriormente retornar à escol do futebol brasílio e invadir o campeonato estadual de 2024. Foram 8 empates e 19 derrotas do time que tem mais chances de retornar para a segunda subdivisão.
O Cuiabá, com 98,2% de chances de descer, está praticamente decretado seu primeiro rebaixamento na história. Com 11 empates e 16 derrotas, o objetivo agora é ir em procura das vitórias para tentar mudar o cenário.
A peleja para fugir das outras duas “vagas” na zona de rebaixamento está potente. Ao todo são quatro times com chances muito próximas de serem rebaixados. Athletico-PR está com 47,3%, mas com um jogo a menos, o furacão se encontra em uma situação delicada. O Bragantino, que na temporada anterior brigava pelo título, está com 41,5% de verosimilhança de desabar, com troca de técnicos e muita dificuldade para ter melhores resultados.
Juventude, com 35,3%, e Criciúma, com 32,2%, são os times que entram na reta final fora da zona de rebaixamento, mas precisam estar atentos a todo momento para não vacilar na tábua.
Jogos atrasados
Flamengo e Athletico-PR estão um jogo procrastinado em relação aos demais, enquanto o Atlético-MG está com dois jogos a menos.
Colaboraram para o teor:
Gabrielly Almeida, Jaqueline Reis, Natália Promanação, Otávio Rezende e Quézia Breder .