SAÚDE

idade para imunização é ampliada em seis estados; veja lista

Paulo Pinto/Dependência Brasil – 05/03/2024

Agentes de saude da cidade de São Paulo em ação com drone em prédios abandonados, à procura de focos do mosquito transmissor

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde recomendou aos estados a ampliação do público mira da vacina da dengue. Anteriormente disponibilizada para jovens entre 10 e 14 anos, agora a pasta orienta que a imunização seja estendida para quem tem entre 6 e 16 anos. 

O motivo é a  proximidade do prazo de validade dos iminuzantes.
A maior secção do estoque vencerá em 30 de abril. Oferecido esse contexto, o ministério ainda recomenda que caso haja muitas doses disponíveis e passíveis de perda no munícipio, a gestão lugar pode estender a imunização para quem todos entre 4 e 59 anos. 

Até o momento, seis unidades da federação estão seguindo o novo protocolo vacinal da Saúde.

Veja a lista

 – Acre:
Governo estadual vai seguir orientação do Ministério da Saúde. Capital Rio Branco já tinha ampliado a tira etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana.

– Amazonas:
A Instalação de Vigilância em Saúde do Amazonas recomendou aos municípios a ampliação da campanha, a partir da orientação do Ministério da Saúde. A recomendação começa a valer a partir desta quinta-feira (18) para a tira etária de 10 a 59 anos. Prefeitura de Manaus ainda não se manifestou.

– Bahia:
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia autoriza 54 municípios com doses a vencer em abril para ampliação da tira etária, mas decisão fica com prefeitos. Salvador ainda analisa uma vez que irá prosseguir.

– Região Federalista:
A Secretaria de Saúde do Região Federalista ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos.

– Goiás:
Governo estadual vai seguir a orientação do Ministério da Saúde.

– Rio Grande do Setentrião:
Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Setentrião orienta que municípios sigam a recomendação do Ministério da Saúde.

–  São Paulo:
O estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, mas somente os municípios de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel têm doses a vencer até o dia 30 de abril — a capital está fora da ampliação já que tem somente 720 doses com vencimento até o dia 30 de abril.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios