
Botafogo vence Universitario (1-0) e sela vaga nas oitavas da Libertadores
Jogadores do Botafogo comemoram o gol da vitória sobre o Universitario por 1 a 0 nesta quinta-feira, pela Despensa Libertadores
CRIS BOURONCLE
O Botafogo selou sua classificação para as oitavas de final da Despensa Libertadores ao derrotar o Universitario do Peru por 1 a 0 nesta quinta-feira (16), em Lima, pela quinta rodada do Grupo D.
O gol da vitória alvinegra foi marcado no segundo tempo pelo atacante Jeffinho (77′).
Com o resultado, o Botafogo chega aos mesmos 9 pontos do Junior Barranquilla, também classificado e que na sexta e última rodada receberá o time brasiliano em confronto direto pela liderança da chave.
Eliminados, Universitario (5 pontos) e LDU do Equador (4 pontos) vão se enfrentar para tentar permanecer com a terceira e prometer vaga no playoff de oitavas de final da Despensa Sul-Americana.
– Barreira defensiva –
O time peruviano começou a partida com boas ações coletivas, mas parou na barreira defensiva montada pelo Botafogo.
Depois de 15 minutos, os cariocas começaram a explorar os contra-ataques com o atacante Luiz Henrique e o meia Marlon Freitas.
A primeira chance alvinegra saiu justamente dos pés de Marlon Freitas, com um chuto de longa intervalo que quase surpreendeu o goleiro Sebastián Britos (20′).
Com mais posse no meio-campo, o Universitario conseguia proceder com a esfera, mas parava na intermediária sem encontrar espaços na sólida resguardo do Botafogo.
Aos 33 minutos, o meia Segundo Portocarrero bateu de frente para o gol, mas o chuto foi desviado.
– Jeffinho decide –
No segundo tempo, o Universitario não mudou a estratégia e manteve a pressão com o atacante Andy Polo e Portocarrero abertos pelas pontas.
O Botafogo se defendia com até oito jogadores para segurar os donos da lar, mas sem resignar do ataque, já que a vitória valia a classificação.
No minuto 63, Luiz Henrique bateu de esquerda e a esfera passou perto do gol de Britos. Pouco depois, o técnico do Universitario, Fabian Bustos, fez mudanças na equipe para aumentar seu poderio ofensivo e quebrar a retranca alvinegra.
Mas o Botafogo se manteve indiferente para esperar a hora certa de trespassar em velocidade.
Até que num erro da resguardo peruana, Jefferson Savarino passou de primeira para Jeffinho, que invadiu a extensão e bateu cruzado para fazer o gol da vitória (77′).
Nos últimos minutos, o Universitário aumentou a pressão em procura do empate, mas não conseguiu marcar até o silvo final.
— Ficha técnica:
Despensa Libertadores 2024 – Grupo D – Quinta rodada
Universitario – Botafogo 0 – 1
Estádio: Monumental (Lima)
Louvado: Cristián Garay (CHI)
Gol:
Botafogo: Jeffinho (77′)
Cartões amarelos:
Universitario: Di Benedetto (5′), Ureña (62′)
Botafogo: Danilo Barbosa (76′), Bastos (89)
Escalações:
Universitario: Sebastián Britos – Aldo Corzo (cap), Williams Riveros, Matias Di Benedetto – Jorge Murrugarra (Jairo Valva 75′), Andy Polo Andrade, Martín Pérez Guedes (Horacio Calcaterra 75′), Rodrigo Ureña (Diego Fernando Dorregaray 80′), Segundo Portocarrero – Edison Flores (Christofer Gonzales 67′), Alex Valera (José Rivera 66′). Técnico: Fabian Daniel Bustos.
Botafogo: John Victor – Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos, Hugo – Danilo Barbosa (Gregore 79′), Marlon Freitas, Tchê Tchê (cap) (Patrick de Paula 90′), Luiz Henrique (Jeffinho 65′), Jefferson Savarino (Yarlen 89′) – Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.