
Seleção busca ‘arrancada’ para fechar ano confortável pelas Eliminatórias
Dorival Júnior acredita em ‘proveito’ da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira teve um início turbulento e chegou a permanecer em sexto lugar nas Eliminatórias da Despensa do Mundo 2026. Todavia, o time de Dorival conseguiu se reencontrar e pode terminar o ano de 2024 na vice-liderança caso os resultados sejam positivos. O início deste objetivo é nesta quarta-feira, às 18h, contra a Venezuela, em Maturín.
O Brasil depende de vitórias contra Venezuela nesta quinta-feira, 14, e Uruguai, no dia 19. Aliás, há a urgência de um tropeço da Colômbia para subir na tábua de classificação. Se vencer a Venezuela, a Seleção, aliás, pode colocar a equipe provisoriamente na segunda posição, já que Colômbia e Uruguai se enfrentam na sexta-feira, 15.
“Equipes que não postulavam estão brigando por uma vaga à Despensa do Mundo. Com essas mudanças, precisamos estar mais preparados. Se conseguirmos repetir o que realizamos nas duas últimas partidas… estamos ganhando corpo. Zero está resolvido. Estamos demonstrando um proveito, ainda que não seja o buscado. Que façamos dois grandes jogos”, disse Dorival em coletiva.
Histórico em prol contra Venezuela
Para melhorar ainda mais o sentimento dos brasileiros, a Amarelinha tem bom histórico diante da Venezuela. No retrospecto, ao longo de 55 anos de confrontos, o Brasil possui um desempenho muito superior, com aproveitamento de 82%. Finalmente, em 29 partidas, venceu 24, empatou quatro e sofreu somente uma roteiro.
Todavia, a seleção adversária ainda não perdeu sobre seus domínios. São duas vitórias e três empates. Apesar disso, Vini Jr e companhia podem ultimar com essa invencibilidade dos adversários.
Chances da Seleção
O Brasil está em quarto na tábua e registra 91,6% de chances de se qualificar diretamente para a próxima Despensa, de concórdia com UFMG (Universidade Federalista de Minas Gerais). A equipe comandada por Dorival Junior saltou para 16 pontos com as vitórias na última Data Fifa e se vê em situação mais confortável.
Entretanto, a intervalo para a líder Argentina ainda é de seis pontos, e os brasileiros têm atualmente menos de 5% de verosimilhança de terminar em primeiro. A seleção canarinho terminou isolada no topo nas Eliminatórias para a Despensa de 2018. Já nesta edição, a equipe ainda vê Uruguai (16 pontos) e Colômbia (19) à sua frente na procura pela ponta da tábua.
Siga nosso teor nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook .