Alemão Niels Wittich deixa cargo de diretor de provas da F1
Sebastiao Moreira
O germânico Niels Wittich, diretor de provas da Fórmula 1 desde 2022, quando substituiu Michael Masi, deixou suas funções e terá o função ocupado pelo português Rui Marques, anunciou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta terça-feira (12).
“Niels Wittich deixou seu função para buscar novas oportunidades”, informou a FIA em transmitido, no qual explicou que Rui Marques, até agora diretor de provas na Fórmula 2 e na Fórmula 3, já vai trenar a função na próxima corrida, em Las Vegas, no dia 21 de novembro.
Nesse termo de semana, o atual tricampeão, Max Verstappen, terá a primeira oportunidade de ocupar o Mundial de pilotos desta temporada, avante de seu principal perseguidor, Lando Norris.
Wittich, de 52 anos, foi nomeado no início de 2022 uma vez que co-diretor de provas junto com o português Eduardo Freitas, em substituição ao australiano Michael Masi, exonerado posteriormente as controversas decisões que permitiram a vitória de Max Verstappen na última corrida da temporada 2021.
Desde o final de 2022, Wittich ocupava o função sozinho, depois que Freitas foi exonerado, a partir do Grande Prêmio do Japão daquele ano, em que Verstappen se proclamou vencedor.