STJD revela detalhes do pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense; confira

Reprodução/CBF

Thiago Silva coloca a mão na globo no início do primeiro gol do Fluminense contra o São Paulo

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
informou, nesta segunda-feira (9), que recebeu o pedido do São Paulo
para anular a partida contra o Fluminense
,
disputada no Maracanã, em 1º de setembro, pelo Brasileirão
. De pacto com o Tribunal, a solicitação será analisada pelo presidente Luís Otávio Veríssimo Teixeira. 

Em expedido, o STJD disse que o São Paulo protocolou uma “Medida Inominada” que solicita a impugnação da partida, encerrada com a vitória por 2 a 0 para o Fluminense, baseada em um “erro de recta”.

Além da repetição do jogo, o Tricolor paulista também solicitou que o perito Paulo Cesar Zanovelli não apite outros jogos do clube. Veja mais detalhes do pedido inferior.

O STJD informou que o São Paulo pediu:

a – Que seja determinada liminarmente a não homologação do resultado da partida disputada entre as equipes do Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasílico Profissional 2024 pela ocorrência de erro de recta na forma da fundamentação supra;
b – Anular/ Impugnar o resultado da partida realizada entre Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasílico Profissional 2024 pela ocorrência de erro de recta na forma da fundamentação supra;
c – Seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com a exceção da equipe de arbitragem;
d – Seja determinado o solidão definitivo do perito PAULO CESAR ZANOVELLI DA SILVA (FIFA / MG) de futuras partidas que envolvam o São Paulo Futebol Clube., sendo o referido pedido autônomo com estudo independente da suspensão da partida, ainda que feito na mesma peça.

O caso

O São Paulo reclama da origem do primeiro gol, anotado pelo centroavante Kauã Elias. No lance, o perito Paulo Cezar Zanovelli não marca falta de Jonathan Calleri em Thiago Silva, dando vantagem aos cariocas. O patrono do Fluminense, porém, entende que a infração foi assinalada, coloca a mão na globo e inicia a jogada que abre o placar no Maracanã.

No áudio divulgado pela CBF, é provável ver que Zanovelli se contradiz. Ainda no campo, o perito é evidente ao declarar ao VAR Igor Junio Benevenuto que deu vantagem na disputa entre Thiago Silva e Calleri. Depois, ao rever o lance no monitor, ele se contradiz.

“Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legítimo, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)”, declarou o juiz, na ocasião. 

O que a regra diz?

O São Paulo se baseia no cláusula 259 do CBJD (Código Brasílico de Justiça Desportiva), que prevê a possibilidade de anular um jogo em que o perito deixa de satisfazer as regras do futebol. 

“Cláusula 259, § 1º: A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de recta relevante o suficiente para modificar seu resultado”, diz o trecho.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  Conduto no WhatsApp
e da nossa  Comunidade no Facebook.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios