Yago Dora massacra Medina, mas fica com o vice na etapa de El Salvador; Caroline Marks vence no feminino
A sétima lanço da temporada 2024 da WSL chegou ao término neste domingo (9), em El Salvador. O último dia de competições teve show de surfe, belos aéreos, duelos de brasileiros e atuações fantásticas dos atletas. Os resultados fizeram com que a intervalo entre concorrentes ao final 5 do ranking diminuísse consideravelmente. Caitlin Simmers assumiu a liderança e é a novidade dona da laycra amarela, enquanto Florence abriu boa vantagem na ponta da categoria masculina depois de vencer a lanço contra Yago Dora.
A WSL deu partida nas quartas de final masculina, com o confronto entre Gabriel Medina e João Chianca, que foi controlado pelo tri-campeão mundial. Depois, Yago Dora entrou na chuva e deu um festival de aéreos para progredir contra Jack Robinson. O dia prometia para o brasílico, que estava muito positivo. John John Florence não deu chances ao contratempo e passou por cima de Crosby Colapinto. Fechando o round, Matthew McGillivray superou o compatriota Jordy Smith e ajudou a Brazilian Storm na luta por um lugar em Trestles.
Confira os resultados da temporada:
-
Gabriel Medina 15.27
x João Chianca 10.24 - Jack Robinson 11.50
x Yago Dora 11.57 -
John John Florence 15.17
x Crosby Colapinto 9.67 -
Matthew McGillivray 15.17
x Jordy Smith 13.70
A categoria feminina entrou em cena com confrontos entre americanas e havainas na semifinal. Primeiro, Gabriela Bryan superou Caitlin Simmers em um duelo muito equilibrado. Ela surfou poucas ondas, mas encontrou as manobras que precisava e garantiu uma vaga na final. A segunda semifinal foi vencida pela atual campeã mundial da WSL Caroline Marks contra Bettylou Sakura Johnson. Ao toque do sino, a havaiana ficou precisando de uma nota 8 e não foi capaz de superar a rival.
-
Gabriela Bryan 13.50
x Caitlin Simmers 13.10 -
Caroline Marks 13.77
x Bettylou Sakura Johnson 11.10
Na semifinal masculina, Yago Dora dominou completamente Gabriel Medina, deu um show de aéreos e deixou o rival em combinação insuperável. Dora teve calma para governar o confronto, enquanto Medina se desesperou e fugiu de suas características. O mar proporcionou boas rampas que foram aproveitadas pelo vencedor, que contou com o maior somatório do evento para progredir. O líder do ranking John John Florence teve uma atuação sensacional no duelo contra Matthew McGillivray e fez um alheado fantástico que lhe rendeu nota 10 para chegar à decisão.
-
Yago Dora 17.66
x Gabriel Medina 14.23 -
John John Florence 17.50
x Matthew McGillivray 14.43
A grande decisão feminina entre Caroline Marks e Gabriela Bryan foi equilibrada e emocionante. A americana abriu boa vantagem no início, mas viu Bryan reagir e restringir o confronto. Por coincidência, as duas ondas derradeiras de cada desportista entraram no somatório e Marks conseguiu duas notas supra de 7 para levantar o troféu da lanço da WSL.
-
Caroline Marks 14.80
x Gabriela Bryan 14.46
O último duelo da competição foi lhano com um alheado impressionante de Florence e uma tentativa frustrada de Yago responder na mesma moeda. E não parou por aí. A final masculina foi surfada com manobras progressivas que, ultimamente, têm sido mal recompensadas pela WSL. Desta vez, o havaiano rapidamente aplicou dois voos e conquistou uma grande vantagem nos primeiros minutos. Dora reagiu com ótimas batidas e fechou a vaga com um cume alheado que foi medido em 9.77. Os últimos quinze minutos foram de mar sem nenhuma oportunidade de vaga para os surfistas e John John ficou com o título da lanço de El Salvador.
-
John John Florence 16.33
x Yago Dora 14.44