
Aston Villa surpreende e bate Bayern de Munique (1-0) na Champions
Dibu Martínez (D) defende finalização de Harry Kane na vitória do Aston Villa sobre o Bayern de Munique por 1 a 0 nesta quarta-feira, pela Liga dos Campeões
Darren Staples
Apesar de ter sido subjugado em vários momentos da partida, o Aston Villa conseguiu repetir o feito da final de 1982 e venceu o Bayern de Munique por 1 a 0 nesta quarta-feira (2), pela segunda rodada da Liga dos Campeões.
Depois de 41 anos sem disputar a principal competição europeia de clubes, o time inglês viveu uma noite para recordar em um jogo movimentado com várias lesões, um gol anulado pelo VAR e outro marcado por um jogador que saiu do banco de reservas.
O colombiano John Durán, de 20 anos, surpreendeu o zagueiro Dayot Upamecano e o goleiro Manuel Neuer com uma finalização perfeita (79′), unicamente nove minutos depois de entrar em campo no lugar de Ollie Watkins.
O goleiro prateado Dibu Martínez garantiu a vitória do Villa com uma grande resguardo em tentativa de Harry Kane nos acréscimos, depois de salvar o time em outras ocasiões na partida.
“É surreal: a atmosfera, o vestimenta de jogar contra um dos maiores times do mundo e enfrentá-los desta forma” resumiu o atacante Morgan Rogers em entrevista à TNT Sports.
A vitória é uma mostra de que o Aston Villa pode encarar os grandes do continente, mas uma vez que era de se esperar, foram os alemães que tomaram a iniciativa.
Dibu Martínez teve trabalho desde os primeiros minutos e mostrou que está com os reflexos em dia ao proteger um chuto de Kane (6′) e outro de Michael Olise (39′).
O time inglês apostou em se proteger e trespassar nos contra-ataques e o projecto chegou a dar evidente no primeiro tempo, em lance genial de Lucas Digne que Pau Torres aproveitou para mandar a esfera para as redes (22′), mas o gol foi anulado por impedimento com auxílio do VAR.
Consciente de seu potencial ofensivo mais restringido em relação ao do Bayern, o Villa soube reger vários imprevistos, uma vez que as lesões de Jacob Ramsey e de seu substituto, Leon Bailey. Amadou Onana também precisou trespassar do jogo por problemas físicos no segundo tempo.
Mas o roteiro do jogo reservou para o final o gol de Durán, que tornou a noite ainda mais épica para os ingleses.
O resultado encerra uma longa invencibilidade do Bayern de Munique na primeira período da Champions (41 jogos). O time bávaro, seis vezes vencedor europeu, estava sem perder nesta período desde setembro de 2017, quando foi derrotado pelo Paris Saint-Germain por 3 a 0.