
Conheça Maxime Dominguez, o novo reforço suíço do Vasco
Conheça Maxime Dominguez, o novo reforço suíço do Vasco
No último dia de janela transferências do Brasil, o Vasco acertou com mais um reforço. Trata-se do meia-atacante suíço Maxime Dominguez, de 28 anos, que estava no Gil Vicente, clube da primeira separação de Portugal. O jogador, que assinou por quatro anos com o Cruz-Maltino, deve chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta segunda-feira (02).
O Vasco pagará 2 milhões de euros (R$ 12,4 milhões) por 100% dos direitos do suíço. A informação inicial sobre a negociação foi divulgada pelo ge. Mas finalmente, a pergunta que o torcedor vascaíno quer respostas é: quem é Maxime Dominguez? O ENM traz detalhes e porquê joga o meia-atacante.
Revelado pelo Servette FC, clube tradicional da Suíça, Maxime Dominguez atuou pela equipe até 2016, quando foi vendido para o FC Zürich e, posteriormente, emprestado ao FC Lausanne-Sport, também da Suíça. No Lausanne-Sport, o meia se consagrou porquê um jogador importante, ganhando visibilidade e destaque.
Depois uma boa passagem pela equipe, marcando 11 gols e distribuindo nove assistências em 67 jogos, Dominguez seguiu por mais uma temporada no futebol suíço, atuando pelo Neuchâtel Xamax FCS. Em julho de 2023, o meia foi contratado pelo Gil Vicente por 600 milénio euros.
Logo na primeira temporada (2023/24) do suíço pelo clube português, foram seis gols marcados e cinco assistências em 37 jogos. O Gil Vicente terminou em 12º nesta edição do campeonato.
Um ponto importante a realçar sobre Maxime Dominguez é o roupa de o meia ter atuado do Sub-16 até o Sub-20 de sua seleção, vestindo, inclusive, a camisa 10 da Suíça em diversos momentos. No entanto, o jogador nunca chegou a ser convocado para a seleção principal.
Uma vez que joga Maxime Dominguez?
Com 28 anos, Maxime Dominguez se destaca por sua lucidez tática e habilidade técnica. Com experiência em diferentes ligas europeias, ele desenvolveu um estilo de jogo versátil e eficiente, podendo atuar em mais de uma posição no meio-campo e também no ataque, pelos lados.
Dominguez é o característico “meia habilidoso”, com capacidade de manter a posse de esfera mesmo sob pressão e partilhar passes com sua boa visão de jogo. Outrossim, ele tem um bom tino de posicionamento, o que lhe permite comparecer em áreas perigosas para finalizar ou dar assistências.
O chuto de média intervalo é uma “arma” do jogador, capaz de surpreender o goleiro contendedor. Defensivamente, Dominguez também se destaca pelo comprometimento com a marcação. Embora sua principal função seja produzir jogadas, ele não hesita em ajudar na recuperação da esfera, demonstrando ser uma peça importante para o esquema tático.
No Vasco, o suíço pode casar muito ao time, tanto organizando o jogo quanto criando oportunidades de gol, sendo um suplente à profundeza de Payet, ou até titular, capaz de conectar o meio-campo com o ataque e trazer consistência ao time cruzmaltino.
Dominguez também pode ser uma escolha pelo lado recta do Vasco na carência de Adson, que está lesionado e dificilmente retornará em 2024.
Números na curso
FC Lausanne-Sport
- Anos: 2016-2018
- Jogos: 67
- Gols: 11
- Assistências: 9
MKS Miedz Legnica
- Anos: 2018-2020
- Jogos: 62
- Gols: 7
- Assistências: 14
Gil Vicente Futebol Clube
- Anos: 2023-2024
- Jogos: 40
- Gols: 6
- Assistências: 5
Neuchâtel Xamax FCS
- Ano: 2018-2019
- Jogos: 32
- Gols: 4
- Assistências: 2
Servette FC
- Ano: 2013-2016
- Jogos: 25
- Gols: 3
- Assistências: 4
Raków Częstochowa
- Ano: 2021
- Jogos: 1
- Gols: 0
- Assistências: 0
Totalidade
- Jogos: 301
- Gols: 55
- Assistências: 34