
França vence Argentina (1-0) e vai às semis do futebol de Paris-2024
O atacante francesismo Jean-Philippe Mateta (esq.) comemora com o capitão Alexandre Lacazette em seguida marcar o primeiro gol da França contra a Argentina nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no estádio de Bordeaux, em 2 de agosto de 2024.
ROMAIN PERROCHEAU
Empurrada por sua torcida, a França do técnico Thierry Henry se classificou para a semifinal do futebol masculino dos Jogos de Paris-2024 ao vencer a Argentina de Javier Mascherano por 1 a 0, nesta sexta-feira (2), em Bordeaux.
O atacante Jean-Philippe Mateta, com uma cabeçada logo no início do jogo (5′) marcou o gol da vitória no duelo que encerrou as quartas de final e que terminou com uma confusão entre as delegações em campo e nos vestiários do estádio em Bordeaux.
Os ‘Bleus’ vão enfrentar na segunda-feira o Egito, que mais cedo derrotou o Paraguai nos pênaltis, para definir uma das seleções que vão lutar pelo ouro na final, no dia 9 de agosto, no Parque dos Príncipes, em Paris.
“Merecíamos muito mais e, bom, o futebol tem dessas coisas. Infelizmente hoje a esfera não quis entrar e temos que ir embora”, disse à AFP o treinador, muito emocionado, no final da partida.
Os anfitriões sofreram para varar seus novos arquirrivais, que não conseguiram se beneficiar de todo o talento de um elenco formado por quatro campeões mundiais: Gerónimo Rulli, Nicolás Otamendi, Thiago Almada e Julián Álvarez.
Os torcedores que lotaram os 42 milénio lugares do estádio de Bordeaux mantiveram viva a rivalidade ao vaiar os ‘albicelestes’ desde o momento em que entraram em campo para o aquecimento, e depois elevaram a temperatura ao vaiar o hino prateado.
– Clima tenso –
A situação já havia realizado nas partidas anteriores, provavelmente devido ao quina – descrito uma vez que racista e homofóbico – dos jogadores da ‘Albiceleste’ contra seus homólogos franceses durante a comemoração do título da recente Despensa América nos Estados Unidos.
E, evidente, também por desculpa da final da Despensa do Mundo de 2022, no Sondar, vencida por Lionel Messi e companhia contra Kylian Mbappé e Antoine Griezmann. Todos ausentes dos Jogos de Paris.
Comandada por Henry com uma campanha 100% que a levou à liderança do Grupo A, a França criou as condições desde o início para vencer a partida. Das arquibancadas, a torcida não parava de incentivar o time liderado pelo experiente atacante Alexandre Lacazette.
O capitão, Mateta e o ponta Michael Olise atordoaram a resguardo escalada por Mascherano. E logo no início os franceses acharam uma brecha com uma cabeçada do atacante do Crystal Palace em seguida um escanteio cobrado por Olise.
A ‘Albiceleste’, que terminou em segundo lugar no Grupo B, onde já havia apresentado um futebol que deixou a desejar, teve a chance de empatar com um pontapé de Ezequiel Fernández (29′) e uma cabeçada de Giuliano Simeone (36′), mas o goleiro Guillaume Restes impediram.
Durante o dia houve calma em Bordeaux, com a presença de poucos torcedores argentinos, na expectativa de poder invadir a terceira medalha de ouro (em seguida a de Atenas-2004 e de Pequim-2008, com Mascherano uma vez que jogador), mas a pressão aumentou com o passar dos minutos até atingir o vértice no final do jogo, mal o juiz deu o sibilo final.
Houve brigas entre as delegações em campo e depois continuaram na boca do túnel. Mas os jogadores franceses pareceram virar a página quando minutos depois voltaram ao gramado para comemorar a classificação que os deixa na luta pelo segundo ouro no futebol, em seguida o conquistado em Los Angeles-1984.
“Não quero entrar nesse debate. Esta noite houve um jogo de futebol. Para mim foi muito importante mostrar uma face dissemelhante e conseguimos. Futebol é luta no bom sentido da vocábulo”, disse Thierry Henry.
— Resultados do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024:
– Quartas de final
(+) Marrocos – Estados Unidos 4 – 0
Japão – (+) Espanha 0 – 3
(+) Egito – Paraguai 1 – 1 (5 – 4 nos pênaltis)
(+) França – Argentina 1 – 0
(+) classificados para as semifinais
– Semifinais, segunda-feira
13h00: Marrocos – Espanha (em Marselha)
16h00: França – Egito (em Lyon)