Raphinha marca, e Barcelona faz 5 a 0 sobre o Young Boyz
Posteriormente estrear com rota na novidade Champions League, o Barcelona fez bonito na segunda rodada. Nesta terça-feira (1º), o Barça contou com show de Lewandowski para golear o Young Boys, da Suíça, por 5 a 0, no Olímpico de Montjuic, na Catalunha.
Além de Lewa, que anotou dois gols, o brasílico Raphinha também brilhou, anotando o segundo dos Culés. Iñigo Martínez também deixou o dele na goleada, encerrada, assim, com gol contra do zagueiro Camara. Outra boa notícia foi o retorno do volante Frenkie de Jong, que estreou na temporada em seguida quase seis meses fora por lesão.
O jogo
Não tardou para o Barcelona furar o marcador em morada. Enfim, em jogadaça trabalhada pelo poderoso ataque culé, Yamal serviu Raphinha, que chutou cruzado, rastejador. Lewandowski apareceu no segundo pau para complementar para o fundo do barbante, logo aos 7′.
Dessa forma, o Barça seguiu atacando. E, aos 33′, Raphinha marcou seu primeiro gol nesta Champions. Pedri ficou com a globo na ingresso da espaço e chutou poderoso. Ela bateu no zagueiro e sobrou para o brasílico, que, com o gol praticamente vazio, fez o segundo.
Três minutos mais tarde, o terceiro. Pedri cobrou ‘mini-escanteio’ na espaço e Iñigo Martínez subiu mais eminente que todo mundo para fazer, logo, 3 a 0. O próprio zagueiro ajudaria no quarto gol: já na lanço final, ele aproveitou escanteio e cabeceou para a pequena espaço. Lewa, muito muito posto, fez mais um.
Dessa forma, ele chegou a 96 gols, se aproximando da marca dos 100 gols na História da Champions. Atualmente, somente Cristiano Ronaldo (141) e Lionel Messi (129) ultrapassaram a marca dos três dígitos na artilharia da competição.
Para não expor que só deu Barcelona, o Young Boys também teve um momento de clarão. Aos 22′, Joel Monteiro fez carnaval na zaga adversária soltou o canudo, mas acertou o travessão. Na sobra, Cubarsí tirou em cima da risca de maneira espetacular, garantindo a ‘folha limpa’ do time catalão.
Num momento de aplausos no Olímpico de Montjuit, Frenkie de Jong entrou em campo, voltando em seguida se restaurar por cinco meses de lesão no tornozelo recta. Sua última partida, aliás, fora na temporada passada, em abril, em rota por 3 a 2 sobre o Real Madrid, por La Liga. Finalizando a goleada, aos 35′, o zagueiro Camara tentou trinchar interceptação de Baldé e mandou contra o próprio patrimônio: 5 a 0.
Próximos passos
Com sua primeira vitória, o Barcelona sobe na tábua da Champions, alcançando, dessa maneira, a nona colocação momentânea, com três pontos. O próximo compromisso do Barça, porém, é contra o Bayern, no dia 23. Por La Liga, a equipe de Hansi Flick tem o Alavés pela frente, às 11h15 (de Brasília) de domingo (6).
O Young Boys, por sua vez, fica na última colocação, sendo um dos três times que perderam as duas partidas realizadas. O saldo é de -8, aliás. Para piorar, a equipe suíça ainda enfrenta a Inter de Milão na próxima rodada, também no dia 23. Já pela Superliga da Suíça, a equipe, que se encontra na humilde penúltima posição, enfrenta o Basel, domingo, às 11h30.
BARCELONA 5 x 0 YOUNG BOYS
2ª rodada da temporada de Liga da Champions 2024/25
Data e horário: terça-feira, 01/10/2024, às 16h (de Brasília)
Sítio: Estádio Olímpico, em Barcelona (ESP)
Barcelona: Peña; Koundé, Cubarsí (Fort, 18’/2ºT), Cuenca (Pau Victor, 38’/2ºT) e Baldé; Casado e Pedri (Ansu Fati, 18’/2ºT); Yamal (de Jong, 30’/2ºT), Raphinha, Ferrán Torres e Lewandowski (Pau Victor, 30’/2ºT). Técnico: Hansi Flick.
Young Boys: Keller; Blum (Athekame, 12’/2ºT), Camara, Zoukrou e Hadjam; Lauper, Monteiro, Ugrinic (Niasse, 13’/2ºT), Imeri (Lakomy, 37’/2ºT) e Colley (Virginius, 28’/2ºT); Itten (Ganvoula, 28’/2ºT). Técnico: Patrick Rahmen.
Gols: Lewandowski, 7’/1ºT (1-0); Raphinha, 33’/1ºT (2-0); Iñigo Martínez, 36’/1ºT (3-0); Lewandowski, 5’/2ºT (4-0); Camara (contra), 35’/2ºT (5-0)
Avaliador: Erik Lambrechts (BEL)
Auxiliares: Jo de Weirdt (BEL) e Kevin Monteny (BEL)
VAR: Rob Dieperink (HOL)
Cartões Amarelos: (BAR); Colley, Ugrinic (YOU)
Cartão Vermelho: Eric García, 9’/1ºT (BAR)