RS tem alerta de geada e temperaturas caem a 0ºC; veja previsão

Reprodução: Flipar

A Escritório Espacial dos Estados Unidos (NASA) compartilhou imagens de satélite que revelam a extensão da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

O novo alerta de “Transe” para geadas no  Rio Grande do Sul
foi emitido pelo Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), com temperaturas mínimas previstas entre 3°C e 0°C. A queda abrupta nas temperaturas é atribuída à volume de ar polar que se aproximou do estado gaúcho. Aliás, há previsão de chuva isolada em algumas localidades do estado.

O Inmet também emitiu um alerta de “Transe Potencial” para aglomerado de chuvas em regiões do Nordeste. Na região Sudeste, a previsão indica chuva fraca para o Rio de Janeiro e sol com máxima de 29°C em São Paulo.

De entendimento com as informações do instituto, as geadas podem ocorrer em várias partes do estado gaúcho e na região metropolitana de Porto Contente. Na quarta-feira, o município de Quaraí registrou somente 0,2°C, enquanto São José dos Ausentes marcou 0,8°C, sendo estas as duas menores temperaturas registradas no Brasil pelas estações meteorológicas. Houve formação de geada potente em Bom Jesus e geada moderada em Bagé.

Prevê-se que as chuvas retornem ao estado gaúcho na quinta-feira, afetando principalmente o núcleo e setentrião, com volumes não muito expressivos. A segmento leste de Santa Catarina também deve ser afetada. Já na sexta-feira, a passagem de um novo sistema frontal pode trazer chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, mormente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Na região Sudeste, apesar de não mais estar sob influência da vaga de calor, espera-se que as temperaturas permaneçam elevadas em algumas áreas. A passagem de uma frente fria provocou chuvas e temperaturas mais amenas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas o calor deve retornar. Para a capital paulista, a previsão é de sol, com nebulosidade pela manhã e máxima de 29°C.

No Meio-Oeste, houve uma mudança no tempo em Mato Grosso do Sul no início da semana, com alerta de “Transe” para declínio de temperaturas devido ao deslocamento de uma frente fria próximo ao continente. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram afetados por uma vaga de calor desde o final do mês.

O instituto também emitiu alerta de “Transe Potencial” para aglomerado de chuvas em algumas regiões do Nordeste, com previsão de até 50 mm/dia, com plebeu risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Na região Setentrião, o calor e a subida umidade devem provocar pancadas de chuvas, mormente em áreas do centro-norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, com acumulados que podem superar 70 mm. Alertas de “Transe Potencial” foram emitidos para tempestades em todo o setentrião da região.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique  cá e faça segmento do nosso via no WhatsApp

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios