Bala Loka faz história, mas perde medalha no ciclismo BMX Freestyle nas Olimpíadas

Gustavo Batista de Oliveira, publicado porquê Projéctil Loka, ficou sem medalha na final do cliclismo BMX Freestyle nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quarta-feira, 31.

Na primeira volta, ele conseguiu a nota 90.20. Embora tenha estabelecido todas as suas manobras, o desportista paulista obteve a nota 88.88.

No momento, o brasílio segue em 6º lugar. Quem está perto de ocupar a medalha de ouro é o prateado José Torres Gil, que obteve a nota 94.82.

Projéctil Loka foi medalhista de bronze no ciclismo BMX estilo livre nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano pretérito. Ele também conquistou o bronze no Campeonato Pan-Americano de Lima 2022 e Assunção 2023, além dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022.

Em 2023, Gustavo foi indicado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ao prêmio de melhor do país na modalidade no Prêmio Brasil Olímpico. Outrossim, ele se tornou o primeiro brasílio a competir nos Jogos Olímpicos na categoria BMX estilo livre masculino. Atualmente, Gustavo ocupa a oitava posição no ranking mundial.

Qual é a origem do sobrenome Projéctil Loka?

Para muitas pessoas, há curiosidades a reverência do sobrenome do ciclista. Embora o nome soe porquê uma pândega feita entre amigos, sua origem envolve um trágico incidente na vida do desportista.

O nome “Projéctil Loka” surgiu por conta de um acidente que Gustavo sofreu há muitos anos. Durante um treino, ele passou rápido demais por uma rampa e acabou se estatelando no solo de uma profundidade considerável. Por pretexto do impacto, ele chegou até a desmaiar.

“Acordei no coche do meu pai com ele jogando chuva em mim. Lembro do Overall (um colega) falando projéctil, o projéctil louca. E ficou para sempre”, relembrou Gustavo em uma entrevista ao programa Esporte Espetacular (TV Orbe).

Depois restabelecer a consciência, ele encarou o incidente com humor e o transformou em um sobrenome que seria sua identidade profissional. E sua rápida subida passou a ser associada à velocidade de uma projéctil pelos fãs de ciclismo, quando celebram as vitórias de Gustavo.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios