Copa do Brasil: Vasco volta a virar sobre Athletico-PR e abre vantagem nas quartas
O Vasco venceu o Athletico-PR, de viradela, por 2 a 1 nesta quinta-feira (29) pelo jogo de ida das quartas de final da Despensa do Brasil. Em São Januário, no Rio de Janeiro, os visitantes saíram na frente, com gol de Christian aos 31 minutos do primeiro tempo. Na segunda lanço, Puma Rodríguez empatiu para o Cruzmaltino e Hugo Moura virou a partida nos acréscimos.
O resultado é muito importante para o Vasco, que agora leva vantagem para a decisão na Ligga Estádio. Com a vitória por 2 a 1, o Cruzmaltino precisa exclusivamente de um empate no jogo de volta, diante de sua torcida, para seguir. Já o Furacão precisa vencer por dois gols ou mais de diferença. Caso vença por exclusivamente um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis.
O jogo
Primeiro tempo
O Athletico-PR começou melhor e antes dos 10 minutos já teve duas chances claras de gol, a primeira com Erick e a segunda com Canobbio.
Já o Vasco iniciou o jogo com muitos erros bobos e individuais. Mesmo assim, aos 14 minutos criou boa chance com Payet em contra-ataque, mas o chuto do francesismo foi para fora.
Mas foi o Furacão que saiu na frente. Aos 31 minutos, Canobbio cruzou e Mastriani ajeitou de cabeça para Christian. O número 88 dominou livre na superfície e mandou uma explosivo para transfixar o placar em São Januário.
Depois de tolerar o gol, o Vasco saiu mais para o ataque. Aos 41, Payet lançou Piton, que chutou de primeira, mas para fora.
Segundo tempo
O segundo tempo começou de forma parecida com o primeiro: com o Athletico-PR mais perto de oscilar a rede e com o Vasco sofrendo com erros individuais. Logo aos dois minutos, Mateus Roble perdeu a esfera e Mastriani quase ampliou.
O jogo seguiu muito pegado, mas sem grandes chances para nenhum dos dois lados.
Aos 20 minutos, Léo Linck e Erick se chocaram e o goleiro caiu no gramado, o jogo foi interrompido, mas o goleiro do Athletico-PR permaneceu em campo.
Depois do susto com Léo Linck, o Athletico seguiu atacando e conseguiu produzir boa chance com Zapelli de cabeça, mas a esfera foi por cima do gol.
O Vasco teve grande chance aos 32 minutos. Hugou Moura cruzou e encontrou Puma Rodríguez, que recebeu livre de rosto para o gol, mas perdeu, mandando a esfera para fora.
Mas no lance seguinte, o uruguaio se redimiu. Jean David, que entrou no lugar de Payet no segundo tempo, cruzou para Rayan, que só ajeitou de peito para Pumita chutar de primeira e empatar o placar.
Quando o empate parecia decretado, teve lei do ex! Hugo Moura marcou de cabeça nos acréscimos para virar o placar e prometer a vitória por 2 a 1 para o Vasco.
No último minuto, o louvado expulsou João Victor e Di Yorio por uma confusão.
Próximos jogos
Vasco e Athletico-PR agora viram a chave para o Campeonato Brasílico antes do jogo de volta da Despensa do Brasil. O Cruzmaltino enfrenta o Vitória, fora de moradia, no domingo (1), às 18h30. No mesmo horário e dia, o Furacão encara o Palmeiras em moradia, na Ligga Estádio.
As equipes voltam a se enfrentar pelo jogo de volta das quartas de final da Despensa do Brasil só na outra quarta-feira, dia 11 de setembro. O futebol brasílio terá uma paragem na próxima semana devido a Data Fifa. A vaga na semifinal será decidida na Ligga Estádio.