Nova variante da Covid-19 pode chegar com inverno; conheça

Reprodução: Canva

Vírus da Covid-19 tem novidade versão

A novidade versão da Covid-19
, a KP.2, deve chegar ao Brasil no inverno, apontam especialistas. A novidade cepa já circula em outros países. Nos Estados Unidos, 25% das infecções e mais de 20% dos casos na Inglaterra e no Canadá.

“Por outro lado, a quantidade de vírus KP.2 necessária para infectar uma pessoa é maior. Portanto, ela não tem a mesma infectividade. Ela produz uma quantidade maior de vírus, mas precisa de muito mais para poder infectar uma pessoa”, diz Celso Granato, infectologista e diretor Galeno do Grupo Fleury, ao UOL.

A novidade versão não provocou um aumento do número de internações no final do inverno no hemisfério setentrião, nem de mortalidade, segundo Raquel Stucchi, infectologista, professora da Unicamp e consultora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Para a infectologista, considera que “a imunização e o monitoramento oportuno dos casos e novas variantes são cruciais para mitigar o risco”.

Entenda o que é a KP.2

A KP.2 faz secção de um subconjunto de variantes da Covid que os cientistas apelidaram de “FLiRT”, utilizando as letras presentes nos nomes de suas mutações. Essas variantes são descendentes da JN.1. A KP.2 é “muito, muito próxima” da JN.1, afirma David Ho, virologista da Universidade de Columbia.

Em testes laboratoriais iniciais com células, o virologista sugere que pequenas diferenças na proteína spike da KP.2 podem torná-la melhor em evadir nossas defesas imunológicas e ligeiramente mais infecciosa do que a JN.1.

Segundo os especialistas, é preciso explorar a KP.2 por várias semanas para ver se ela levará a um aumento nos casos de Covid.

“Não quero expressar que já sabemos tudo sobre a KP.2, mas neste momento, não estou vendo grandes indicações de alguma coisa sombrio”, diz Ziyad Al-Aly, director de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de Saúde dos Veteranos de St. Louis.

Sintomas

Os sintomas da KP.2 e da JN.1 são semelhantes aos observados em outras variantes. Esses sintomas incluem :

  • dor de gasganete;
  • coriza;
  • tosse;
  • dores de cabeça e no corpo;
  • febre;
  • congestão;
  • fadiga;
  • falta de ar em casos graves.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique  cá e faça secção do nosso ducto no WhatsApp

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios