GDF adota medidas preventivas para evitar queimadas durante a seca

Dependência Brasília

GDF adota medidas preventivas para evitar queimadas durante a seca

A temporada de seca no Região Federalista está batendo à porta e, durante o período, também começam os alertas para incêndios, risco ordenado nesta idade do ano. Com objetivo de proteger a biodiversidade e evitar os danos causados pelas queimadas, o Governo do Região Federalista (GDF) tem implementado uma série de medidas preventivas e de conscientização.

Desde o início do ano, a Secretaria do Meio Envolvente e Proteção Ambiental (Sema-DF) investe em prevenção, com a contratação de 150 brigadistas; em instrução ambiental, com ações junto à comunidade; e em capacitação para os servidores que atuam no setor. De contrato com a pasta, em 2023, a dimensão destruída pelo queimação no DF diminuiu 70% em verificação com o ano anterior. O secretário Gutemberg Gomes destaca as ações do governo e o papel da população nas ações de combate às queimadas uma vez que medidas que contribuíram com a redução do índice.

“As blitze educativas são fundamentais para aumentar a conscientização ambiental e promover um impacto positivo perenal na prevenção dos incêndios florestais. É uma oportunidade para ensinar e aprender, fortalecendo a nossa comunidade na luta contra essas queimadas desastrosas”
, afirma Gomes.

De contrato com o Instituto Brasília Ambiental, no ano pretérito, 54 das 86 unidades de conservação e parques administrados pelo instituto tiveram registros de incêndio. No entanto, somente 4,5% da dimensão totalidade desses locais foram queimados, um revérbero da prontidão e eficiência das ações da brigada ambiental do órgão.

Em 2024, 38 ocorrências de incêndios foram registradas até oriente mês de maio. Ao todo, 124 hectares foram destruídos. O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, defende que um serviço adequado de combate à devastação causada pelo queimação também passa pela valorização dos profissionais na risco de frente.

“Os brigadistas florestais são essenciais para nos prepararmos para esse momento crítico. Eles contribuem por meio das práticas de aceiros, coroamento, roçagem, reforço nas práticas de instrução ambiental, entre outras atividades. Ano pretérito conseguimos diminuir em 70% as queimadas devido ao nosso esforço de contratação antecipada. Acredito que neste ano teremos ainda mais sucesso”
, destaca Nemer.

Papel de todos

A população também tem um papel fundamental a partir de cuidados simples, porém decisivos, quando se trata de incêndios florestais.
Em meio às condições climáticas desfavoráveis, é importante que cada morador esteja atilado aos impactos negativos das queimadas.

Outra frente de esforços do governo em prol de um objetivo generalidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Região Federalista (CBMDF) realiza, desde o último mês de abril, rondas em áreas de preservação e ações de capacitação para comunidades rurais, para que os próprios moradores contribuam com o combate a pequenos focos de incêndio.

Ao todo, a capacitação atingiu 150 pessoas de diversas propriedades no Região Federalista, em regiões uma vez que Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Gama e Jardim Botânico.
Nos próximos meses, em junho e julho, 50 novos combatentes florestais passarão por um curso de especialização para atuar nas próximas temporadas.

“Existe a possibilidade de aumento do número de queimadas neste ano e assim, consequentemente, o aumento também do número de chamadas ao Corpo de Bombeiros. É de suma valia que a população nos apoie tendo a consciência de não realizar queimadas sem o devido esteio do CBMDF, não colocando em risco nossa fauna e flora, nossas vidas e nossos bens patrimoniais”
, reforça o coronel Sandro Gomes, Comandante-Universal do CBMDF.

The post GDF adota medidas preventivas para evitar queimadas durante a seca
first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF
.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios