É possível ter sintomas de gravidez com apenas uma semana?
Seios grandes e doloridos, sono e míngua descontrolados e vontade recorrente de fazer xixi são alguns dos sintomas típicos da gravidez. Mas quando eles costumam surgir?
Na grande maioria dos casos, os sinais de que um bebê está a caminho surgem de duas a três semanas em seguida a fertilização . Portanto, dificilmente é verosímil sentir os incômodos descritos supra nos primeiros dias de concepção.
É por esse motivo, inclusive, que especialistas recomendam esperar qualquer tempo depois de notar o demorado menstrual para fazer o teste, uma vez que, no prelúdios, os níveis do hormônio Beta HCG ainda estarão baixos.
Mas, calma. Antes de passar para a farmácia, vale entender que existem outras condições que podem atrasar a mênstruo:
Por que a minha mênstruo atrasou?
É simples que a gravidez deve sempre ser a primeira motivo a ser lembrada – e excluída. Mas ela não é a única a gerar atrasos menstruais. Uma das mais comuns em mulheres com ciclos naturais (isto é, que não usam contraceptivos hormonais) é a anovulação crônica, ou a escassez de ovulação , causada pela síndrome dos ovários policísticos .
“Além dela, o hipotireoidismo pode ocasionar a anovulação e o demorado menstrual”, continua o médico. “Outra situação frequente é a prática de atividade esportiva de sobranceiro rendimento. É muito geral, entre meninas atletas, que treinam diariamente, a escassez da mênstruo ou o demorado menstrual.”
O estresse e a sofreguidão também podem interferir no ciclo e desencadear atrasos na mênstruo – pense na pandemia de coronavírus, por exemplo, em que os níveis de estresse subiram ao supremo para muitas mulheres, desregulando o ciclo.
“Por termo, a depender da idade da mulher (normalmente supra dos 45 anos), a falência ovariana, ou seja, a perda da função dos ovários, começa com o demorado menstrual e culmina com a menopausa, a última mênstruo, definida em seguida 12 meses sem menstruar”, explica.
Veja, inferior, uma lista com as principais causas de atrasos menstruais:
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
- Estresse e Sofreguidão
- Perdas ou ganhos significativos e repentinos de peso
- Alterações Hormonais
- Disfunções na tireoide
- Gravidez Psicológica
- Uso de contraceptivos de emergência (uma vez que a pílula do dia seguinte)
- Uso de antidepressivos
- Prática de esportes de sobranceiro rendimento