Eleições nos EUA: mais de 72 milhões de pessoas já votaram de forma antecipada

A votação antecipada para as eleições presidenciais de 5 de novembro nos Estados Unidos já supera 72 milhões de votos até a manhã de domingo, 3, segundo informações da NBC News. Na soma totalidade, há murado de 160 milhões de eleitores registrados para votar no país. 

Esse início da reta final entre a vice-presidente Kamala Harris, pelo Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, pelo Partido Republicano, destaca o peso da votação antecipada, principalmente nos estados-pêndulo, onde o voto pode oscilar e determinar o resultado final das eleições.

A votação antecipada começou em 20 de setembro nos estados de Minnesota, Dakota do Sul e Virgínia, com eleitores madrugando para prometer seu voto. Outros estados decisivos, uma vez que Michigan, Nevada e Arizona, abriram suas seções ao longo de outubro. Com esses votos iniciais, a campanha de Harris, apoiada por Joe Biden, que votou previamente em 28 de setembro, tenta solidificar vantagem.

Donald Trump, por sua vez, critica a votação antecipada uma vez que uma “coisa estúpida”, mas reconhece sua influência estratégica. Em exposição recente na Pensilvânia, um estado-chave, ele incentivou seus apoiadores a votarem cedo e pessoalmente, ressaltando que uma vitória ali poderia definir a eleição.

“Saiam, façam um projecto para votar cedo, votem pelo correio ou votem pessoalmente no dia da eleição”, declarou Trump.

Distribuição nos Estados-Pêndulo

Nos estados-pêndulo, o estabilidade entre partidos traz um cenário de incerteza. Embora a apuração ainda não tenha começado, os eleitores precisam mostrar um partido ao se registrar para votar, embora também possam expor que são independentes. Isso dá pistas de para onde a disputa está indo.

Em Nevada, os republicanos têm uma ligeiro vantagem, com 39% dos votos, seguidos pelos democratas, com 34%. No Arizona, uma situação similar ocorre: 42% dos votos são republicanos, contra 33% democratas.

Por outro lado, em Michigan e na Pensilvânia, os democratas saem na frente. Em Michigan, 46% dos votos são democratas, enquanto os republicanos somam 43%. Na Pensilvânia, os democratas representam uma fatia ainda maior, com 57% dos votos já registrados, em contraste com 33% republicanos.

Wisconsin e Carolina do Setentrião apresentam uma distribuição mais equilibrada. Em Wisconsin, 41% dos votos são de candidatos independentes, com democratas e republicanos somando 34% e 25%, respectivamente. Na Carolina do Setentrião, a separação é ainda mais homogênea: republicanos, democratas e candidatos independentes estão praticamente empatados, com 34%, 33% e 33% dos votos, respectivamente.

A disputa também é acirrada na Geórgia, onde os republicanos detêm uma ligeira maioria com 48% dos votos, contra 45% democratas e 7% outros.

Uma vez que funciona a eleição nos EUA?

  • Entenda uma vez que funciona todo o processo, das primárias à posse
  • Qual é o dia das eleições nos Estados Unidos em 2024?
  • Resultado das eleições nos EUA: quando vai trespassar e por que deve demorar dias?
  • A ‘guerra dos sexos’ que pode definir a eleição entre Kamala e Trump
  • O que acontece se houver empate no Escola Eleitoral?

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios