Veja os benefícios do pilates para quem pratica musculação
Combinar a prática de pilates e musculação pode trazer diversos benefícios. Enquanto a primeira melhora a flexibilidade e a postura, a segunda aumenta a força muscular e a densidade óssea. Segundo a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, Josi Araújo, a prática combinada dessas modalidades pode maximizar os resultados em termos de lucro de tamanho muscular e definição, além de promover um corpo mais equilibrado e funcional, livre de lesões.
“O pilates, por sua vez, foca no fortalecimento do core, flexibilidade, e controle corporal. Utiliza exercícios de insignificante impacto que trabalham os músculos de forma isométrica e excêntrica, melhorando a segurança e a postura. Já a musculação, envolve um trabalho com o uso de pesos e equipamentos de resistência para aumentar a força e a tamanho muscular, trabalha os músculos de forma concêntrica, promovendo hipertrofia muscular”, explica.
Aumento da tamanho muscular
Segundo a professora, quando o objecto é tamanho muscular, o
pilates
é um método eficiente para definição do músculo já existente no corpo. “[Ele] auxiliará no desenvolvimento da hipertrofia, que é o aumento da tamanho muscular dentro da musculação, pois um core potente é fundamental para a realização eficiente de exercícios de musculação, prevenindo lesões e melhorando a performance”, afirma.
Porém, ela lembra que na musculação, a hipertrofia muscular se dá pelo aumento da trouxa progressiva. Outrossim, uma vez que o pilates trabalha a
flexibilidade
e a mobilidade, conforme Josi Araújo, ocorre também uma melhora na amplitude de movimento, permitindo maior eficiência nos exercícios de musculação.
Dicas de tirocínio
A fisioterapeuta recomenda dois exercícios para
fortalecer
a pilar e o quadril, o que auxilia na prática da musculação. Confira!
1. The roll up
Objetivo:
fortalecimento abdominal e mobilidade de pilar.
Deite-se em decúbito dorsal (com as costas no solo), com os braços apontando para o teto, paralelos às orelhas (90°) e com os pés em dorsiflexão. Ao inspirar, levante a cabeça e olhe para frente e para insignificante, expirando lentamente. Inicie um rolamento para cima e para frente, sem perder a conexão
abdominal
e a pilar em “C”. Ao morrer, termine o rolamento para frente até que a cabeça toque as pernas. Inspirando, retorne à posição inicial.
2. The teaser
Objetivo:
fortalecimento de Power House (abdômen), alinhamento de pilar, fortalecimento de flexores de quadris.
Sente-se sobre os ísquios, mantenha as pernas unidas e ativas e com os tornozelos em dorsiflexão, mãos ao lado dos quadris com as palmas para insignificante. Abaixe a cabeça, com o queixo tocando o peito, e comece a realizar um rolamento para trás, descendo vértebra por vértebra, ao mesmo tempo que as pernas estão sendo elevadas e apontadas para frente e para cima.
Realize o
movimento
mantendo a cabeça sem recostar no mate e mantendo as pernas elevadas e unidas. Eleve os braços apontando para os pés. Comece a fazer um rolamento para cima e para frente, levando as mãos apontando para os pés até que seu corpo fique em posição de “V” (equilibrando sobre os glúteos). Role novamente para trás e para insignificante, mantendo as pernas elevadas, e suba novamente o tronco. Repita 3 vezes e deite-se lentamente e com controle até recostar a cabeça e pernas no mate.
Por Lais Fiocchi