
Polícia realiza quinta fase de operação contra lavagem de dinheiro do PCC
A Polícia Social de São Paulo realizou nesta sexta-feira (23) a quinta período da operação Downtown, que tem porquê objetivo desmantelar esquemas de lavagem de verba ligados ao delito organizado.
A operação investiga a participação de empresas nacionais e internacionais no espeque financeiro ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
De contrato com a Secretária de Segurança Pública, 31 mandados de procura e mortificação são cumpridos na capital paulista, Guarulhos, Guarujá, e nas cidades de Londrina, no Paraná, e Chuí, no Rio Grande do Sul.
Em uma ação realizada em junho deste ano, que teve a participação de 400 policiais, 28 hotéis que eram usados para lavar verba do PCC na região da Cracolândia, foram fechados.
As investigações, que já duram murado de um ano, apontaram que o PCC utilizava esses hotéis armazenar e partilhar drogas, além de camuflar o fluxo de capital ilícito.
Esses hotéis e pensões, localizados estrategicamente no meio da cidade, serviam porquê pontos de espeque logístico para o tráfico de drogas.
Desde a primeira período da operação, foram cumpridos 180 mandados de procura e mortificação, resultando na prisão de 53 pessoas.
Outrossim, foram apreendidos celulares, computadores, drogas, joias e mais de R$ 70 milénio em espécie.
* Sob supervisão