
7 benefícios das ervas medicinais para a saúde
7 benefícios das ervas medicinais para a saúde
O uso de vegetais medicinais para a saúde é uma prática antepassado, presente em várias culturas ao longo dos séculos. Com a crescente valorização das abordagens naturais e holísticas, tem ganhado mais popularidade.
“Chás de ervas em infusão são fontes de compostos bioativos que, associados a hábitos de vida saudáveis, oferecem benefícios à saúde de forma universal”, diz Isabela Xavier, nutricionista consultora da Leão Provisões e Bebidas.
A seguir, veja 7 benefícios do uso de ervas medicinais para a saúde!
1. Auxiliam a digestão
Ajudam a
mitigar desconfortos
gastrointestinais e a promover uma função digestiva saudável. Ervas porquê a camomila e a erva-doce, por exemplo, reduzem gases e inchaços, enquanto o boldo trata a indigestão. Gengibre e hortelã estimulam a produção de sucos digestivos, melhorando a digestão e a sucção de nutrientes.
2. Fortalecem o sistema imunológico
O chá de certas ervas, porquê o guaco, é publicado por suas propriedades imunoestimulantes. Ele pode fortalecer o sistema imunológico e tornar o organização mais resistente a infecções e doenças. Conforme a farmacêutica Paula Molari Abdo, o sistema imunológico é formado por uma série de células que mantêm a resguardo do corpo, protegendo o organização contra doenças e infecções causadas por agentes externos porquê bactérias, vírus e parasitas. Quando a isenção está baixa, o corpo encontra dificuldade para se proteger, deixando o organização mais exposto às chamadas doenças oportunistas.
3. Propriedades antioxidantes
O alecrim, o orégano e o chá verdejante são reconhecidos por suas
propriedades antioxidantes
, capazes de neutralizar células instáveis que podem provocar danos ao organização e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas. “Um dos processos que pode aumentar a velocidade de envelhecimento é a oxidação das moléculas do organização. A bebida [chá verde] atua justamente nesse paisagem, protegendo contra os radicais livres”, explica Alex Botsaris, clínico-geral e técnico em doenças infecciosas e membro do Programa Estadual de Vegetação Medicinais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ).
4. Redução do estresse e da impaciência
Ervas porquê valeriana, passiflora e lavanda possuem propriedades calmantes que contribuem para a redução do estresse e da impaciência, proporcionando um estado de relaxamento e tranquilidade e estabilidade emocional. A herborista e consultora de fitoterapia Sabrina Jeha recomenda o hábito de tomar duas xícaras de chá depois as 17h ou antes de dormir. “É a pausa que se faz necessária depois um dia estressante”, completa.
5. Controle do açúcar no sangue
Os chás auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois algumas
ervas
contêm compostos que influenciam e melhoram a sensibilidade do organização à insulina, porquê é o caso da canela e da cúrcuma. “A canela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antifúngicas e antibacterianas, além de melhorar náuseas e diarreia”, explica a farmacêutica Paula Molari Abdo.
6. Auxilia a saúde cardiovascular
As ervas medicinais oferecem diversos benefícios à saúde cardiovascular, pois possuem propriedades vasodilatadoras, melhorando assim a circulação sanguínea. Aliás, o chá verdejante, por sofrear antioxidantes, auxilia na neutralização dos radicais livres, o que também contribui para a proteção do coração.
7. Propriedades anti-inflamatórias
Diversas ervas apresentam propriedades anti-inflamatórias, destacando-se a cúrcuma, o gengibre e o alecrim. Os compostos presentes nessas
ervas
atuam porquê poderosos agentes anti-inflamatórios. Por exemplo, a curcumina, um componente ativo da cúrcuma, contribui para a redução da inflamação associada a condições porquê artrite e doenças cardiovasculares.
Riscos do consumo em excesso
Embora tenham muitos benefícios, os chás de ervas medicinais precisam ser
ingeridos com desvelo
. Não devem substituir a chuva, por exemplo. Aliás, é importante consumi-los com moderação e nas quantidades recomendadas, pois o uso excessivo com outras interações medicamentosas é capaz de provocar problemas de saúde.