
Garimpeiros entram em confronto com a PF em operação contra crimes ambientais no Amazonas
Uma operação da Polícia Federalista em conjunto com a Instalação Pátrio dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasílio do Meio Envolvente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para combater um mina ilícito no Rio Madeira, localizado a respeito de 480 quilômetros de Manaus (AM) resultou em um confronto de garimpeiros com agentes da PF.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é provável ver o confronto ao som de disparos. Veja:
De consonância com a Polícia Federalista, até o momento, a Operação Prensa já apreendeu 223 balsas de mina que atuavam de forma ilícito no Rio Madeira e em seus afluentes.
A operação não tem prazo para ser finalizada conta com a participação de policiais federais especializados que percorrerão municípios do sul do Amazonas para combater os crimes de mina na região.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas informou que “manteve o controle da ordem pública no município de Humaitá a partir de ações dos efeitos da Polícia Militar, que contou com o pedestal de policiais da Delegacia Interativa de Polícia Social do município e de militares da Polícia Militar de Rondônia, que pela proximidade, auxiliou as tropas amazonenses de forma mais célere”.
Ainda segundo a pasta, as ações resultaram na prisão de 14 pessoas.