ECONOMIA

Conta de luz cara? Veja dicas para economizar no fim do mês

Fernanda Capelli

Conta de luz tem pesado no bolso dos brasileiros

Com a  conta de luz
pesando no bolso, é imprescindível saber porquê forrar. Para 2024, a projeção da Aneel (Filial Vernáculo de Vigor Elétrica) é de um aumento na conta de luz de 5,6%, supra da inflação, estimada em 3,9% pelo mercado financeiro. 

A estimativa considera o aumento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que abrange quase todos os subsídios do setor. De congraçamento com a proposta em consulta pública, espera-se que os consumidores brasileiros paguem R$ 37 bilhões em 2024.

Outrossim, a dependência menciona a epílogo da restituição dos recursos de PIS e COFINS nas tarifas, com a maior secção devolvida no ano anterior e em 2022, e o aumento dos custos associados à expansão das linhas de transmissão de pujança e o investimento em novas matrizes renováveis.

Segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Vigor (Abrace), o Brasil já possui uma das contas de luz mais caras do mundo, passando ainda por aumentos de quase 50% nos encargos nos últimos 5 anos.

Pensando nisso, o iG
separou dicas para sossegar o bolso no término do mês. 

Dicas para forrar na conta de luz

  • Utilize lâmpadas LED: Elas consomem menos pujança do que as lâmpadas tradicionais e têm uma vida útil mais longa.
  • Desligue aparelhos não utilizados: Desligue equipamentos eletrônicos, porquê TVs, computadores e carregadores, quando não estiverem em uso. Mesmo em modo de espera, esses aparelhos ainda consomem pujança.
  • Aproveite a luz oriundo: Abra as cortinas e persianas durante o dia para aproveitar a luz do sol e reduzir a urgência de iluminação sintético.
  • Use eletrodomésticos eficientes: Ao comprar novos eletrodomésticos, escolha modelos com classificação energética A ou superior, que consomem menos pujança.
  • Evite penetrar a geladeira frequentemente: Perfurar e fechar a geladeira com frequência faz com que ela consuma mais pujança para manter a temperatura interna estável.
  • Lave roupas com chuva fria: Opte por lavar roupas com chuva fria sempre que provável, pois isso reduzirá o consumo de pujança do seu aquecedor de chuva.
  • Instale um termostato programável: Um termostato programável permite que você ajuste a temperatura da sua moradia maquinalmente, reduzindo o uso desnecessário de aquecimento e refrigeração quando não estiver em moradia ou durante a noite.
  • Faça manutenção regular: Mantenha seus aparelhos e sistemas de ar condicionado e aquecimento muito conservados e faça manutenção regularmente para prometer que estejam funcionando de maneira eficiente.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique   cá e faça secção do nosso meato no WhatsApp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios