Galáxias emaranhadas: confira nova foto do telescópio Hubble e entenda processo

A Nasa divulgou na última sexta-feira (15) essa imagem (supra) do enredado cósmico MCG+05-31-045, que foi tirada com o telecópio Hubble. São duas galáxias interagindo e estão localizadas a 390 milhões de anos-luz de intervalo, fazendo segmento do aglomerado de galáxias Coma.

Geralmente, quando esse tipo de interação acontece, as estrelas de ambas as galáxias podem permanecer juntas, mas seus gases tendem a se misturar e estancar pelas ação das forças gravitacionais, formando novas estrelas, conforme explica o site da Nasa. “Quando as estrelas quentes, massivas e azuis morrem, resta pouco gás para formar novas gerações de estrelas jovens para substituí-las”, explica o texto.

Esse é o processo forma as galáxias em lesma que compõem o aglomerado Coma, que inclusive pode ser visto por astrônomos amadores em um telescópios simples de quintal.

E os cientistas acreditam que esse será o sorte da MCG+05-31-045. A galáxia lesma menor está sendo puxada e incorporada pela maior. Isso levará à formação de muitas estrelas novas, mas elas vão morrer rapidamente, deixando para trás uma galáxia elíptica e com estrelas vermelhas. Mas esse processo, captado pelo Hubble, vai levar milhões de anos até se completar.

Há um planeta escondido no Sistema Solar? Astrônomos tentam deslindar

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios