Silvio Santos: cinco marcos do dia da morte do apresentador

O apresentador de TV e empresário Silvio Santos morreu neste sábado (17), aos 93 anos de idade. A morte aconteceu às 4h50, segundo boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Silvio Santos estava internado na instituição desde o início de agosto e, segundo informações do hospital, a culpa da morte teria sido uma “broncopneumonia posteriormente infecção por Influenza (H1N1).”

Na TV, diversas emissoras prestaram homenagens ao comunicante, considerado um dos mais influentes do país. Fãs, artistas e autoridades se manifestaram sobre a morte nas redes sociais e durante a programação ao vivo na TV.

Veja aquém os cinco pontos que marcaram o dia da morte de Silvio Santos.

Autoridades e emissoras de TV reverenciam Silvio Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste sábado (17) luto solene de três dias em todo o país pela morte de Silvio Santos. O decreto saiu em edição extra do Quotidiano Solene da União (DOU).

Na prática, o luto solene é um ato simbólico, assim, não se trata de um feriado ou de ponto facultativo. O funcionamento de repartições públicas ocorre normalmente, mas as bandeiras do Brasil são hasteadas a meio mastro em órgãos públicos.

Em enviado, o presidente Lula (PT) disse que Sílvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país.

“Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com reverência e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o término de uma era na informação do país”, disse o presidente da república no enviado.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro também decretaram luto pela morte do apresentador. Apesar de ter construído sua curso em São Paulo, Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930.

Políticos de diversos partidos também se manifestaram sobre a morte do apresentador. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Senado e do Congresso Vernáculo Rodrigo Pacheco (PSD) estão entre as autoridades que publicaram sobre a morte de Silvio Santos.

Famosos se despedem de Silvio Santos

Desde as primeiras horas posteriormente a notícia, celebridades que cruzaram sua trajetória com a de Silvio Santos relembraram momentos ao lado do apresentador e expressaram a tristeza com sua morte. Maísa, 22, e Larissa Manoela, 23, que começaram a curso no SBT, falaram sobre gratidão.

Outros grandes apresentadores de TV também prestaram homenagens. Raul Gil, 86, deu seu prova ao vivo durante a transmissão do SBT; o apresentador Ratinho, 68, chamou Silvio Santos de “Rabi da televisão brasileira”; Ana Maria Braga, 75, escreveu: “Hoje a TV volta a permanecer em preto e branco. Um dia em que perdemos a cor e a alegria. A história da televisão ficará para sempre marcada pelo legado desse grande e único comunicante.”

Fãs lamentam morte de Silvio Santos nas redes sociais

Nas diversas plataformas de redes sociais, fãs do apresentador relembraram seus programas, quadros favoritos e prestaram homenagens a Silvio Santos. Veja algumas manifestações aquém.

Celebração do legado de Silvio Santos

Nascente sábado foi dia de relembrar e comemorar o legado do apresentador, que espalhou sua influência pelo mundo do entretenimento e dos negócios.

Na internet e na TV, fãs e colegas de profissão lembraram do espírito inovador e empreendedor do comunicante. Quadros e programas marcantes voltaram a ter trechos exibidos pela TV e publicados em vídeos pelas redes sociais.

“Embora sua vida tenha altos e baixos, Silvio Santos se consolidou porquê ícone da cultura popular vernáculo, permanecendo querido por parcela expressiva dos brasileiros, que enxergam nele tanto uma grande natividade de alegria quanto um exemplo a ser seguido”, escreve Fernando Morgado, biógrafo de Silvio Santos, em item para a CNN.

Família fala sobre funeral de Silvio Santos

Um enviado da família Abravanel, divulgado pelo SBT, indicou que não haverá um velório para Silvio Santos.

A informação foi compartilhada pela jornalista Simone Queiroz, que leu a mensagem da família durante a cobertura do SBT. “Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que expor para vocês nesse momento? Acredito que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós, hoje, estamos sentindo”, cita.

“Queremos expor para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um libido dele com relação a sua partida: ele pediu para que logo que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”, explica na sequência.

Por término, a família cita: “Ele pediu para que não explorássemos sua passagem. Ele gostava de ser comemorado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria com que ele viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o libido dele e assim vamos fazer”.

“Por esse motivo, pedimos a compreensão de todos vocês, de zelar na memória tudo de bom o que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo o que fez, porque ele fazia do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros. Com muito carinho e reverência a todos vocês, Família Abravanel”, finaliza.

(Com informações de Gabriel Garcia, Isabel Mega e Ana Beatriz Dias da CNN)

“Quem quer numerário?” Veja frases marcantes de Silvio Santos



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios