Diagnosticado com enfisema, David Lynch diz que começou a fumar com 8 anos
O cineasta David Lynch, 78, diagnosticado com um enfisema pulmonar em 2020, disse que começou a fumar aos oito anos de idade. Atualmente, ele depende de oxigênio para realizar as tarefas mais simples, porquê fazer uma marcha.
“Uma secção muito importante da minha vida era fumar. Eu amava o cheiro do tabaco, o palato do tabaco. Eu amava conflagrar cigarros. Era secção de ser um pintor e um cineasta para mim”, disse Lynch em entrevista à revista People. “Você colhe o que vegetal.”
Em 2020, ele recebeu o diagnóstico de enfisema pulmonar, um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) dos quais principal fator de risco é o tabagismo. A requisito é caracterizada pelo estreitamento persistente das vias aéreas, que torna o fluxo de ar restrito nos pulmões, podendo levar à dificuldade para respirar, falta de ar, chiado no peito, cansaço e tosse
Mesmo posteriormente receber o diagnóstico, ele só conseguiu parar de fumar em 2022. “Eu mal conseguia me movimentar sem permanecer sem ar. Parar era minha única opção”, disse ele.
Embora as consequências do tabagismo tenham sido severas para Lynch, ele diz não se arrepender. “Era importante para mim. Libido o que todo viciado deseja: que o que amamos seja bom para nós”, falou.
Mas ele espera que seu exemplo possa servir para incentivar outros fumantes a parar: “Você pode parar com essas coisas que vão rematar matando você. Devo a eles — e a mim mesmo — expressar isso.”
Wagner Moura vai guiar filme com Elisabeth Moss e Sofia Carson