
Indiciamentos de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio devem ser usados como base para pedidos de extradição
A Polícia Federalista (PF) deve pedir as extradições do blogueiro Allan dos Santos e do jornalista Oswaldo Eustáquio aos Estados Unidos e Espanha, países onde eles estão, respectivamente, ao término do interrogatório em que eles são investigados por ameaças e prevaricação de menores. O indiciamento dos acusados servirá de base para o requerimento.
Segundo fontes da PF, o interrogatório deve ser relatado “em breve” ao Supremo Tribunal Federalista (STF). O relatório vai embasar os processos que serão apresentados aos governos americano e espanhol com as solicitações para que os dois sejam enviados ao Brasil para responder às acusações.
A PF iniciou os trâmites internos do processo para pedir as extradições de Santos e Eustáquio na última quarta-feira (14). O pedido, no entanto, só deve ser guiado às autoridades estrangeiras posteriormente a peroração do interrogatório.
Os dois foram alvos de mandados de prisão expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes também no dia 14, mas, por estarem fora do Brasil, a norma do magistrado não pôde ser cumprida.
A PF investiga Allan dos Santos por ameaças contra delegados da PF e formação de quadrilha com intenção de hostilizar autoridades. Eustáquio também é investigado por usar a rede social da filha menor de idade para pedir doações em verba.
O blogueiro e o jornalista são considerados foragidos da justiça brasileira, mas não estão na lista da Interpol uma vez que fugitivos internacionais porque os crimes imputados a eles são classificados uma vez que “expressões” ou “opiniões” em outros países, uma vez que os Estados Unidos, onde está Allan dos Santos. Os pedidos de prisão apresentados nessa semana são relacionados à investigação que apura ataques ao STF e a delegados da PF.
A operação da PF deflagrada na última quarta e que mirava os dois bolsonaristas cumpriu mandados de buscas e mortificação. Na mansão de Eustáquio, em Brasília, a PF revistou a filha dele, de 16 anos, na presença de uma representante do Juízo Tutelar. Ela teve o celular apreendido.
A CNN conversou na manhã dessa quinta-feira (15) com o indiciado, que nega uso do perfil da filha para crimes. “O ministro Alexandre de Moraes e o mandatário Fábio Shor vão expor ao ridículo o sistema judicial brasiliano. Moraes vai virar piada no Reino da Espanha porque ele está me acusando de ter facilitado o cometimento de um transgressão pela minha filha. Qual transgressão? Expor a sua opinião e mostrar a foto do mandatário Fábio Shor em uma publicação no X”, declarou Eustáquio à reportagem.
A resguardo de Allan dos Santos não foi encontrada.
Qual é o sítio de votação? Saiba uma vez que checar onde você irá votar
Compartilhe: