Restrição do celular não impede o uso da tecnologia nas escolas, diz especialista

A presidente executiva do projeto Todos pela Ensino, Priscila Cruz, afirmou em entrevista à CNN Brasil que a restrição do uso de celulares nas escolas não impede a utilização da tecnologia no envolvente de estágio.

A perito destacou a preço de regulamentar o uso de smartphones em sala de lição, mas alertou para a urgência de não limitar excessivamente o aproximação à tecnologia no contexto educacional.

Priscila Cruz comentou sobre a recente aprovação de uma lei no estado de São Paulo que restringe o uso de celulares nas escolas: “Não pode ser uma lei que restringe muito o uso da tecnologia. Você não pode ir além daquilo que é o uso do celular que distrai, e que, inclusive, atrapalha as relações humanas”.

Impactos positivos e negativos

A perito ressaltou os impactos negativos do uso excessivo de celulares, principalmente nos intervalos escolares. “A gente entra, a gente visitante as escolas o tempo inteiro, as crianças, os adolescentes estão usando o celular nos intervalos, os alunos não conversam mais entre si”, disse.

No entanto, ela também enfatizou a preço da tecnologia no porvir da ensino. “No porvir não dá para a gente imaginar que a tecnologia não vai ser cada vez mais utilizada e ela pode ser utilizada de uma forma muito positiva.”

Cruz defendeu ainda uma abordagem equilibrada, propondo “o uso inteligente e barrar o uso que está fazendo com que as crianças se prejudiquem não só no estágio, mas também no desenvolvimento social e emocional”.

Urgência de uma lei federalista

A presidente do Todos pela Ensino também abordou a preço de uma regulamentação vernáculo sobre o tema. Segundo ela, o ministro da Ensino, Camilo Santana, defende a votação de uma lei federalista que abranja todo o território vernáculo, o que “cria ainda mais segurança jurídica e acelera as normas dos subnacionais, dos estados e município”.

Priscila Cruz concluiu ressaltando que, embora as políticas públicas nem sempre evoluam de forma linear, iniciativas uma vez que a do município do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo podem gerar um envolvente de maior urgência no Congresso Pátrio para a aprovação de uma lei federalista sobre o uso de celulares nas escolas.

8 em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

Os textos gerados por perceptibilidade sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique cá para saber mais.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios