Balança de Bioimpedância Smart com App, da Relaxmedic
Ao contrário das balanças tradicionais, a balança de bioimpedância revela muito mais do que unicamente o peso, ajudando a entender melhor a nossa constituição corporal .
“Essa utensílio tem uma vez que finalidade medir alguns parâmetros de nossa constituição corporal , por exemplo, a quantidade de chuva, tamanho muscular, gordura corporal e gordura visceral, por meio de uma manante elétrica fraca. Com base na diferença de impedâncias, que é a capacidade de cada tecido do corpo de impor resistência, o equipamento calcula o quanto cada tipo de tamanho representa na constituição corporal”, explica o Dr. Mauro Kioshi Tenorio Tojo , médico de família e comunidade e técnico da Relaxmedic.
Uma vez que funciona a balança de bioimpedância?
O equipamento envia uma manante elétrica ligeiro para o organização por meio de placas de metal. “Durante o seu funcionamento, uma manante elétrica de baixa intensidade passa através do corpo e mede a resistência encontrada durante esse processo. Essa resistência muda de tratado com o tipo de tecido, por exemplo, músculo, chuva e gordura , o que possibilita a estimativa da constituição corporal”, afirma a Dra. Luciana Mela Umeda , endocrinologista e professora do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).
Existem diferentes tipos de balanças de bioimpedância de uso doméstico, segundo o técnico da Relaxmedic. “Temos a balança bipolar e a tetrapolar . No bipolar, os pontos de contato com o aparelho são unicamente as mãos ou os pés. Já a tetrapolar tem mais sensores, e a mensuração é feita com os pés e as mãos, sendo que a pessoa tem que segurar uma haste ou barra com as mãos, aumentando o número de pontos de contato. A aferição da tetrapolar é considerada mais precisa”, conta.
No entanto, é preciso ter em mente que as balanças dos consultórios médicos frequentemente oferecem resultados mais confiáveis do que as versões domésticas.
Outrossim, alguns fatores podem interferir nas medições, entre eles, a hidratação, o consumo de provisões, a ingestão de bebidas, problemas de saúde , a prática de atividades físicas recentes e até o uso de certos medicamentos.
A bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, segundo algumas pesquisas.
“Vale lembrar que as medidas da bioimpedância podem variar com as mudanças corpóreas que ocorrem naturalmente ao longo do dia, principalmente os níveis de hidratação corporal e alimento. Por isso, para escoltar a evolução nas medidas de forma consistente, é fundamental realizar a bioimpedância sempre nas mesmas condições . Devido a isso, é recomendado fazer a aferição logo quando a pessoa acorda”, orienta o médico.
Cá vai outra sugestão importante: o mais indicado é que você faça as medições da bioimpedância uma vez por semana ou por mês .
Para que serve?
A balança de bioimpedância serve para determinar a constituição corporal , revelando dados uma vez que quantidade de tamanho muscular, de gordura, de tamanho óssea e percentual de chuva.
“É um método mais detalhado do que o Índice de Volume Corpórea , que se baseia unicamente no peso e na fundura para determinar se a pessoa está dentro do que é considerado saudável”, fala o Dr. Mauro.
“Esse equipamento é um grande coligado no comitiva da evolução de regimes de nutrição, tanto para perda de peso quanto para lucro de tamanho magra . Acompanhando as mudanças na bioimpedância, fica mais fácil mandar se um projecto nutrir e de exercícios está sendo eficiente”, completa ele.
Para prometer ainda mais precisão na bioimpedância, existem algumas recomendações:
- Evitar consumir, ingerir moca ou fazer exercícios físicos por até 4 horas da pesagem
- Tomar de 2 a 4 copos de chuva até 2 horas antes do examinação
- Evitar bebidas alcoólicas por até 24 horas antes do examinação
- Retirar utensílios metálicos do corpo, uma vez que relógios, pulseiras e outros acessórios
- Não passar cremes ou loções nas mãos ou pés
Balança de bioimpedância para morada é confiável?
A balança de bioimpedância de morada pode “quebrar um galho” para o comitiva da constituição corporal , desde que ela seja usada da forma correta. Entretanto, é simples que elas não são tão precisas quanto os equipamentos profissionais utilizados em consultórios e clínicas.
Na hora de comprar uma balança de bioimpedância para ter em morada, certifique-se de investir em um aparelho de qualidade .
“Geralmente, uma balança de boa qualidade apresenta alguns princípios básicos, por exemplo, múltiplas frequências, mais eletrodos e conectividade a aplicativos ou outros dispositivos. Outrossim, é indispensável que o aparelho seja de uma marca conhecida no mercado , pois geralmente eles são mais confiáveis”, alerta a endocrinologista.
“O paciente até pode ter uma balança de bioimpedância em morada, por ser uma forma de manter um controle mais rigoroso sobre sua saúde e constituição corporal. Mas, é importante que os usuários estejam cientes das limitações desses equipamentos e utilizem os dados obtidos uma vez que uma referência universal, não uma vez que um diagnóstico inteiro. O comitiva por um profissional de saúde é recomendável para uma versão adequada dos dados, evitando assim conclusões precipitadas e a impaciência que pode surgir de leituras mal interpretadas ou inconsistentes”, enfatiza a Dra. Eliana Teixeira , técnico em emagrecimento, saúde da mulher e menopausa.
Quem não pode usar balança de bioimpedância?
A bioimpedância é contraindicada para mulheres grávidas e pessoas portadoras de marca-passo cardíaco .
Resenha: Balança de Bioimpedância Smart com App, da Relaxmedic
Balança Do dedo Corporal Bioimpedância Smart App – Relaxmedic
A Balança Do dedo Corporal Bioimpedância Smart App, da Relaxmedic, apresenta Bluetooth e conectividade com o aplicativo Fit Days, além de um vidro temperado muito resistente, desligamento automático e indicação de baixa potência e sobrecarga de peso. Também conta com o modo bebê, que permite tarar bebês no pescoço dos pais, e um design moderno de tela infinita. Entre os dados que são mostrados no app estão: IMC, gordura corporal, taxa muscular, tamanho livre de gordura, gordura subcutânea, gordura visceral, chuva corporal, tamanho muscular esquelética, tamanho muscular, tamanho óssea, proteína, TMB, idade metabólica, tamanho proteica, tamanho gorda, texto de umidade, peso corporal ideal, nível de obesidade e tipo de corpo. Suporta até 180kg.
O que Boa Forma achou do aparelho?
A Balança de Bioimpedância Smart App, da Relaxmedic, é um aparelho compacto, moderno, resistente à quebras e que garante segurança durante o uso. A conectividade com o aplicativo Fit Days acontece de maneira prática. Basta você vincular o bluetooth do celular, perfurar o app, fazer um rápido cadastro, subir na balança e pronto: um aviso sonoro indicará quando o seu peso e as outras medições forem registradas. Na tela do Fit Days, você tem chegada à informações uma vez que IMC, gordura corporal, tamanho gorda, tamanho livre de gordura, tamanho muscular, taxa muscular, tamanho muscular esquelética, tamanho óssea, tamanho proteica, proteína, texto de umidade, chuva corporal, gordura subcutânea, gordura visceral, taxa metabólica basal (TMB), idade metabólica, peso corporal ideal, nível de obesidade e tipo de corpo. O aplicativo ainda gera tabelas para que você possa escoltar sua evolução ao longo do tempo, comparando as suas medições anteriores com as atuais. Existe ainda a opção de somar outros usuários, o que possibilita que cada um tenha seu próprio perfil no aplicativo e acompanhe de um jeito individualizado e personalizado a constituição corporal. Isso é principalmente útil para quem quer compartilhar a balança com pessoas próximas. Vale reportar também que é verosímil medir a frequência cardíaca pelo aplicativo Fit Days, colocando o dedo na lente principal da câmera traseira do celular. Portanto, apesar de não ter a barra para segurar com as mãos, a Balança de Bioimpedância Smart App, da Relaxmedic, é uma óptimo opção para você que procura um resultado que combine conectividade, precisão e facilidade.