À CNN, Lula cita Bush e fala em relação de respeito com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou querer uma relação “civilizada” e “democrática” com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em entrevista exclusiva à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que deseja manter a parceria com os EUA mesmo com Trump na presidência. O petista havia dito esteio para a adversária do republicano, a democrata Kamala Harris.

“Nós teremos que ter uma relação muito civilizada, uma relação democrática, porque o Brasil tem uma relação privilegiada com os Estados Unidos. Nós somos parceiros comerciais por muitos e muitos anos”, declarou o superintendente do Executivo.

Relação com Bush

Na entrevista, Lula citou os seus relacionamentos com outros presidentes norte-americanos, uma vez que Barack Obama, Joe Biden e até o republicano George Bush.

“Eu tinha uma ótima, uma supimpa relação com George Bush quando eu assumi em 2003. Eles disseram para mim: ‘Vai ser difícil com o Bush’, mas foi uma relação extraordinária”, afirmou.

Segundo o petista, mesmo que ele e Trump tenham “divergências políticas”, os interesses dos países devem prevalecer, e não os interesses pessoais.

“Eu quero expressar muito claramente ao povo americano que eu terei com o presidente Trump uma relação de reverência uma vez que superintendente de Estado do Brasil”, afirmou.

Tanto Bush quanto Trump são do partido Republicano. No entanto, mais do que um contato amistoso, Lula e Bush tinham ótimas relações.

Ninguém espera [https://www.cnnbrasil.com.br/politica/planalto-descarta-lula-trump-como-repeticao-de-lula-bush/] , no entorno do petista, a repetição de tal cenário com Trump. Para conselheiros presidenciais, além de uma intervalo ideológica muito maior, os vínculos diretos do republicano com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornam qualquer aproximação inviável.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios