Refrigerante zero faz mal para a saúde?

shutterstock

Refrigerante zero virou coligado do emagrecimento, mas não é o “mocinho” da vez

O  refrigerante
zero é incorporado à dieta de muitos que buscam o emagrecimento. Mas será que ele realmente faz a diferença e contribui para um estilo de vida mais saudável?

O refrigerante zero açúcar tem calorias mínimas, diferentemente do refrigerante generalidade. Para termos de confrontação, 200 ml de Coca-Cola normal tem 85 kcal. Já o diet, no mesmo volume, tem 0 kcal. Por ter adoçantes e não açúcar em sua elaboração, ele não tem carboidrato (e também não tem proteína, nem gordura da mesma forma que o normal) e, consequentemente, não possui caloria.

Entretanto, isso não quer expressar que pode ser considerado uma escolha saudável. Segundo a nutricionista Ana Paula Possati Lorca, é preciso ter em mente que a bebida, “mesmo que zero, ainda é refrigerante; portanto, ainda possui seus malefícios”.

Ainda, a profissional explica que até em dietas para emagrecimento a sua ingestão deve ser controlada, uma vez que ainda tem calorias – mesmo que mínimas.

Outrossim, ela alerta que a bebida possui mais sódio do que o refrigerante com açúcar e, por isso, “se a pessoa tiver uma sustento diária rica em sódio ou for propensa a desenvolver doenças cardíacas, não é recomendado o consumo dessas bebidas”.

Quando o refrigerante zero é recomendado?

Segundo Ana Paula, o refrigerante zero não é uma recomendação primária dos profissionais de saúde. Entretanto, existem nutricionistas que incluem o consumo de refrigerante zero para seus pacientes – e para isso, “calculam a quantidade ideal juntamente com o projecto cevar, para que o paciente não faça uso extremo”.

“Funciona também quando o objetivo do profissional é não fazer terrorismo cevar. Portanto, o processo de trabalhar quantidade de refrigerante auxilia o paciente a não desenvolver compulsão pela bebida, visto que ele está ‘liberado’ para o uso”, explica a nutricionista.

Refrigerante zero ou suco de laranja?

Nas últimas semanas, o “mundo fitness” se viu diante de mais uma polêmica: finalmente, o refrigerante zero é melhor que o suco de laranja para a saúde? Para Ana Paula, não:

“Se falarmos exclusivamente em calorias, 100ml de suco de laranja apresenta uma maior quantidade que o refrigerante, porém, zero exacerbado. Sabe-se que, quando feito o suco da fruta, perdem-se suas fibras, sendo assim, tendo perda também de antioxidantes, o que faz com que tenha perda de nutrientes. Ou seja, aproveitamos exclusivamente a frutose”, ela explica.

Entretanto, ela alerta para um pormenor: o consumo dos mantimentos não se restringe às calorias, e sim engloba todas as suas propriedades. “O refrigerante, além de ser um resultado ultraprocessado, possui aromatizante, edulcorante, conservante, acidulante, entre outros ingredientes. Sendo assim, o consumo do refrigerante zero no processo de emagrecimento só é mais indicado quando pensarmos exclusivamente em calorias, e o correto é ver o metabolismo porquê um todo”, conclui a nutricionista.

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia?  Clique cá e faça segmento do nosso conduto no WhatsApp
.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios