Eleições 2024: veja como acompanhar apuração em tempo real na CNN
As eleições municipais de 2024 abrem as urnas neste domingo (6) para mais de 115 milhões de eleitores que escolherão seus prefeitos e vereadores em todo o país. O site da CNN Brasil disponibilizará uma plataforma que acompanha de perto a apuração dos votos em todas as capitais do país até a formulação dos resultados.
A partir das 17h, além dos quadros gerais com as porcentagens de votos dos três prefeitos mais muito colocados em todas as capitais, a plataforma conta a apuração detalhada por região. Nesta sessão, é verosímil filtrar os cargos entre prefeito e vereador por região – Sudeste, Sul, Setentrião, Nordeste e Meio-Oeste – e estados.
A plataforma detalha, ainda, o perfil dos políticos eleitos: proporção de instrução, estado social, gênero, cor ou raça, pirâmide etária e um ranking dos partidos dos eleitos.
Relâmpago-X dos Candidatos
Para substanciar o time, está no ar o Relâmpago-X dos Candidatos, utensílio do site da CNN Brasil que permite pesquisar os perfis dos concorrentes a prefeito e vereador em todas as cidades brasileiras nas eleições de 2024.
Para acessar o Relâmpago-X dos Candidatos da CNN basta entrar neste link.
Na segmento superior da página aparece o campo para buscar a cidade. A partir disso, é verosímil escolher entre os candidatos a prefeito e vereador, separar por partido ou ainda buscar pelo nome do concorrente.
É verosímil ver o nome, número, partido, o vice, totalidade de bens declarados, receitas e despesas utilizadas na campanha, proposta de governo e o histórico eleitoral dos concorrentes.
São 460.380 candidatos registrados para o pleito, entre eles 15.454 a prefeito, e 29.282 a vereador, nos 5.570 municípios.
Os 10 partidos com mais candidatos registrados são:
- MDB: 44.205
- PP: 39.699
- PSD: 38.719
- União Brasil: 36.416
- PL: 35.828
- Republicanos: 33.822
- PT: 29.873
- PSB: 26.392
- Podemos: 23.634
- PDT: 22.785
As eleições municipais ocorrem no próximo dia 6 de outubro de 2024, com o segundo vez marcado para 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 milénio eleitores.
Programação privativo
Nos dias de votação em primeiro e segundo turnos, desde o primórdio da manhã, às 6h, até o início da madrugada, serão 19 horas ininterruptas ao vivo pela TV e pelo YouTube.
A maratona da cobertura irá mobilizar todo o quadro de âncoras e analistas da emissora, além das equipes de reportagem, apuração, checagem, do dedo e redes sociais.
O dia começa às 6h e tem uma vez que foco sinceridade das urnas. Entram em sequência até o final da tarde, Carol Nogueira, Elisa Veeck, Leandro Magalhães e Débora Bergamasco, que se deslocará de Brasília para a cobertura em São Paulo.
A partir das 16h45, a equipe passa a noticiar as apurações em tempo real e a anunciar, ao vivo, os primeiros prefeitos eleitos ou reeleitos. É neste momento em que o comando da transmissão será realizado pelos âncoras, Márcio Gomes, Iuri Pitta, Gustavo Uribe, e Tainá Falcão – os dois últimos vindos de Brasília para substanciar a cobertura diretamente nos estúdios da CNN em São Paulo.
É nesta hora que entra em cena um importante elemento de subida tecnologia para a cobertura eleitoral da CNN Brasil: o telão interativo sabido uma vez que “Magic Wall”, que facilita a apresentação da apuração em tempo real a partir dos dados dos tribunais regionais eleitorais.
Ao final das apurações, haverá uma edição privativo de “O Grande Debate”, sob comando de Basília Rodrigues, com representantes de partidos concorrentes em contextura vernáculo, numa repercussão imediata dos primeiros resultados eleitorais saídos das urnas. Em seguida a atração, Iuri Pitta fecha a programação com um resumo dos resultados do dia, primeiro do “Magic Wall” e utilizando todos os seus recursos.
Nos demais dias, ao longo do mês de outubro, todos os âncoras da morada estarão envolvidos na programação de eleições.
Debate no 2º vez
Em caso de ter segundo vez nas eleições em São Paulo, a maior capital do País, a CNN Brasil estabeleceu contato com os partidos para agendamento do debate eleitoral. O âncora Márcio Gomes estará primeiro da mediação deste embate restrito, com transmissão ao vivo em todas as plataformas da CNN Brasil.
Multiplataforma
A cobertura é intensa em todas as plataformas. No site da CNN Brasil, uma página própria para de Eleições, desde janeiro no ar, continua com atualização diária dos principais fatos da corrida eleitoral, além das colunas do time de analistas, que trazem apurações e novidades no via devotado aos blogs.
Há também um quadro de prestação de serviços, respondendo a dúvidas dos eleitores.
Campanha
Em ininterrupção ao posicionamento atual da CNN Brasil: “Pense muito. pense CNN”, uma novidade leva de vídeos e chamadas com foco no concepção “Muito informado, você escolhe muito” tem uma vez que foco as eleições municipais, com desdobramentos para a extensão do dedo e também para as redes sociais. A geração é do departamento de Creative Services da CNN Brasil.