Enem 2024: estudantes comentam o que acharam do tema da redação

O Ministério da Ensino (MEC) começou a publicar, no início da noite deste domingo (3), vídeos de estudantes comentando o que acharam do tema da redação do Enem 2024. Veja aquém o que dizem.

O tema da redação foram os “Desafios para a valorização da legado africana no Brasil” — o que rapidamente, posteriormente ser divulgado pelo ministro da Ensino, Camilo Santana, repercutiu nas redes sociais e foi indicado por professores ouvidos pela CNN porquê atingível e necessário.

 

Entre os comentários divulgados, um estudante não identificado disse que considerou o tema da redação “muito válido”. “É uma luta que precisa ser vista e tem que ser citada mesmo. Particularmente, para mim, foi fácil falar sobre isso, até porque eu já vivi isso e vivo muitas vezes”, disse.

“É a base da cultura brasileira. É uma luta que tem que ser vista pelo governo, pela sociedade, por todo o mundo”, finalizou o candidato. Veja aquém.

Em outro vídeo, mais um estudante que se identificou porquê Matheus, 17, afirmou que a temática da redação foi interessante. “Acho que é um tema que precisa muito ser falado. Tudo que é da cultura africana, do povo preto, é marginalizado. Logo, precisa ser ressaltado”.

Matheus ainda considerou o tema de dificuldade razoável e disse que sentiu dificuldade de encontrar repertório social para referir na produção textual.

A CNN criou uma enquete para ouvir o que os candidatos acharam das provas de linguagens e ciências humanas. Clique cá para responder.

Gabarito extraoficial do Enem 2024

CNN terá o gabarito extraoficial do examinação. A correção será realizada pelo SAS Ensino em parceira com o escola Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h. 

Ou por outra, a cobertura conta com avaliação sobre o tema da redação, estudo de professores sobre as referências usadas na prova, apresentação dos destaques e do nível de dificuldade do examinação.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios